Entrelivros: Haroldo de campos, Mallarmé e os limites da experiência de vanguarda
Palabras clave:
Haroldo de Campos. Stéphane Mallarmé. Livro. Vanguardas. Experiência-limite.Resumen
Este estudo aborda a questão do livro e do não livro a partir dos textos de Haroldo de Campos e de Stéphane Mallarmé. Avalia-se o legado das vanguardas a partir de algumas de suas referências fundamentais: Um Lance de dados e as anotações para o Livro, de Mallarmé, bem como Galáxias e outros textos, de Haroldo de Campos. A configuração espacial e tipográfica dos poemas se torna o exemplo liminar de uma experiência-limite, em que, segundo a proposta de Hélio Oiticica, busca-se “experimentar o experimental”
Descargas
Citas
BENJAMIN, Walter. “Die Aufgabe des Übersetzers”. In: ______. Gesammelte Schriften: Kleine Prosa ”“Baudelaire Übertragungen. Organizado por Rolf Tiedemann e Hermann Schweppenhäuser. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1991. v. IV/1.
BEUVE-MÉRY, Alain. “Pierre Assouline plaide pour que le traducteur obtienne un statut de coauteur”. Le Monde, 30 jun. 2011. Disponível em: http://www.lemonde.fr/livres/article/2011/06/30/pierre-assouline-plaide-pour-que-le-traducteur-obtienne-un-statut-de-co-auteur_1542908_3260.html. Acesso em: 02 jul. 2011.
BLANCHOT, Maurice. Le livre à venir. Paris: Gallimard, 1990.
CAMPOS, Haroldo de. Entremilênios. Org. de Carmen Arruda Campos. São Paulo: Perspectiva, 2009.
______. Xadrez de estrelas: percurso textual 1949-1974. São Paulo: Perspectiva, 2008.
______. “Ora, direis, ouvir galáxias”. In: ______. Galáxias. 2ª. ed. revista. Org. de Trajano Vieira; inclui o cd isto não é um livro de viagem. São Paulo: Ed. 34, 2004. [1984].
______. A máquina do mundo repensada. 2ª. ed. Cotia: Ateliê, 2004. [2000].
______. Depoimentos de oficina. São Paulo: Unimarco, 2002a.
______. “Caos e ordem: acaso e constelação”. In: CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de (org.). MALLARMÉ, S. Poesias. Poesias e estudos críticos. Ed. bilíngue. Trad. de Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Decio Pignatari. São Paulo: Perspectiva, 2002b.
______. Bere’shit: a cena da origem. São Paulo: Perspectiva, 2000.
______. “Poesia e modernidade: da morte da arte à constelação. O poema pós-utópico”. In: ______. O arco-íris branco. Rio de Janeiro: Imago, 1997a. p. 243-269.
______. “Problemas de tradução no Fausto de Goethe”. In: ______. O arco-íris branco. Rio de Janeiro: Imago, 1997b.
______. “Questões fáusticas: entrevista a J. Jota de Moraes”. In: ______. O arco-íris branco. Rio de Janeiro: Imago, 1997c.
______. Crisantempo: no espaço curvo nasce um. São Paulo: Perspectiva, 1998.
______. Signantia: quasi coelum. São Paulo: Perspectiva, 1979.
CICERO, Antonio. “Drummond e a modernidade”. In: ______. Finalidades sem fim. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p. 73-93.
DANTO, Arthur. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. Trad. de Saulo Krieger. São Paulo: EdUSP, 2006.
DELEUZE, Gilles. Le pli: Leibniz et le baroque. Paris: Minuit, 1988.
DERRIDA, Jacques. Papel-máquina. Trad. de Evando Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 2004.
______. De la grammatologie. Paris: Minuit, 1967a.
______. L’écriture et la différence. Paris: Seuil, 1967b.
DRUMMOND, Carlos. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1979.
MALLARMÉ, Stéphane. “Crise do verso”. Trad. de Ana de Alencar. Inimigo rumor, nº 20, São Paulo/ Rio de Janeiro, Cosac Naify/ 7 Letras, 2007.
______. “Prefácio a Um Lance de dados”. Trad. de Haroldo de Campos. In: CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de (org.). Mallarmé. 3ª. ed., 2ª. reimpr. São Paulo: Perspectiva, 2006.
______. Oeuvres completes. I. Edição apresentada, estabelecida e comentada por Bertrand Marchal. Trad. de Evando Nascimento. Paris: Gallimard, 2004.
MOTTA, Leda Tenório da (org.). Céu acima: para um “tombeau” de Haroldo de Campos. São Paulo: Perspectiva, 2005.
NASCIMENTO, Evando. Derrida e a literatura: “notas” de literatura e filosofia nos textos da desconstrução. 2ª. ed. Niterói: EdUFF, 2001.
______. “Uma poética da tradu/ição: teoria e crítica na poesia concreta”. In: ______. Ângulos: literatura & outras artes. Juiz de Fora, Chapecó: EdUFJF, Argos, 2002. p. 69-108.
OITICICA, Hélio. “Experimentar o experimental”. In: ______. Hélio Oiticica: encontros. Apresentação de César Oiticica Filho. Rio de Janeiro: Azougue, 2009. p. 102-109.
PAZ, Octavio. Os filhos do barro: do romantismo à vanguarda. Trad. de Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
PIRES, Antônio Donizeti. “A máquina do poema repensa a máquina do mundo”. In: FERNANDES, Maria Lúcia Outeiro; LEITE, Guacira; BALDAN, Maria de Lourdes (orgs.). Estrelas extremas: ensaios sobre poesia e poetas. Araraquara: FCL-Unesp/Cultura Acadêmica, 2006. p. 109-135.
SISCAR, Marcos. “Estrelas extremas: sobre a poesia de Haroldo de Campos”. In: FERNANDES, Maria Lúcia Outeiro; LEITE, Guacira; BALDAN, Maria de Lourdes (orgs.). Estrelas extremas: ensaios sobre poesia e poetas. Araraquara: FCL-Unesp/Cultura Acadêmica, 2006. p. 167-181.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )