Douglas e o Livro de Luz: As Imagens e a Busca pela Interdisciplinaridade

Autores

  • Antônio Jackson de Souza Brandão Universidade de Santo Amaro (UNISA/SP).
  • Sebastião Jacinto dos Santos Prof. Sebastião Jacinto dos Santos é especialista em Educação pela UFRN e mestrando em Ciências Humanas pela Universidade de Santo Amaro (UNISA/SP).

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Literatura. Formação docente. Educação. Douglas e o Livro de Luz. Imagem.

Resumo

A partir da leitura do romance Douglas e o Livro de Luz, de Jack Brandão cotejado com teóricos da interdisciplinaridade, o presente artigo abordará a importância de o docente não limitar seu campo de atuação a sua disciplina, mas de buscar a cooperação entre as demais disciplinas, já que a visão do mundo e da realidade não se faz de maneira compartimentada. Para que isso seja possível, a imagem torna-se uma forma efetiva de acessibilidade interdisciplinar, já que leva e pressupõe questionamentos que vão além dela e que se abrem ao entendimento plural do mundo que nos cerca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Jackson de Souza Brandão, Universidade de Santo Amaro (UNISA/SP).

Prof. Dr. Antônio Jackson de Souza Brandão é escritor, poeta, mestre e doutor em Literatura alemã pela Universidade de São Paulo (USP), além de docente no mestrado da Universidade de Santo Amaro (UNISA/SP).

Sebastião Jacinto dos Santos, Prof. Sebastião Jacinto dos Santos é especialista em Educação pela UFRN e mestrando em Ciências Humanas pela Universidade de Santo Amaro (UNISA/SP).

Prof. Sebastião Jacinto dos Santos é especialista em Educação pela UFRN e mestrando em Ciências Humanas pela Universidade de Santo Amaro (UNISA/SP).

Referências

AGUIAR E SILVA, Vítor Manuel. Teoria da Literatura. Coimbra: Almedina, 2011.

BRANDÃO, Antônio Jackson S. “Da pintura à fotografia: o encetamento iconofotológico”. In Lumen et Virtus, 2010.

BRANDÃO, Jack. Douglas e o Livro de Luz. Embu-Guaçu: Lumen et Virtus, 2013.

BORBA, Francisco S. Dicionário UNESP do português contemporâneo. Curitiba: Piá, 2011.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 9ª ed. Campinas: Papirus, 2002.

________. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.

________. Interdisciplinaridade. Um projeto em parceria. São Paulo, Edições Loyola. 6ª edição, 2007.

________. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

________. Didática e Interdisciplinaridade. 17ª ed. Campinas: Papirus, 2012.

ISER, Wolfgang. O ato de leitura: uma teoria do efeito estético. Vol. 2. São Paulo: Ed. 34, 1999.

JANTSCH, Ari Paulo, BIANCHETTI, Lucídio (Org.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 9ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

JUNG, Carl G. et alii. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

LENOIR, Y. Três interpretações da perspectiva interdisciplinar em educação em função de três tradições culturais distintas. Revista E-Curriculum, PUCSP, São Paulo, v. 1, n. 1, 2005.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2005.

________. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2013.

Downloads

Publicado

12-08-2015

Como Citar

Brandão, A. J. de S., & dos Santos, S. J. (2015). Douglas e o Livro de Luz: As Imagens e a Busca pela Interdisciplinaridade. Revista Cerrados, 23(38). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25794

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.