Douglas e o Livro de Luz: As Imagens e a Busca pela Interdisciplinaridade
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade. Literatura. Formação docente. Educação. Douglas e o Livro de Luz. Imagem.Resumo
A partir da leitura do romance Douglas e o Livro de Luz, de Jack Brandão cotejado com teóricos da interdisciplinaridade, o presente artigo abordará a importância de o docente não limitar seu campo de atuação a sua disciplina, mas de buscar a cooperação entre as demais disciplinas, já que a visão do mundo e da realidade não se faz de maneira compartimentada. Para que isso seja possível, a imagem torna-se uma forma efetiva de acessibilidade interdisciplinar, já que leva e pressupõe questionamentos que vão além dela e que se abrem ao entendimento plural do mundo que nos cerca.
Downloads
Referências
AGUIAR E SILVA, Vítor Manuel. Teoria da Literatura. Coimbra: Almedina, 2011.
BRANDÃO, Antônio Jackson S. “Da pintura à fotografia: o encetamento iconofotológico”. In Lumen et Virtus, 2010.
BRANDÃO, Jack. Douglas e o Livro de Luz. Embu-Guaçu: Lumen et Virtus, 2013.
BORBA, Francisco S. Dicionário UNESP do português contemporâneo. Curitiba: Piá, 2011.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 9ª ed. Campinas: Papirus, 2002.
________. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.
________. Interdisciplinaridade. Um projeto em parceria. São Paulo, Edições Loyola. 6ª edição, 2007.
________. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
________. Didática e Interdisciplinaridade. 17ª ed. Campinas: Papirus, 2012.
ISER, Wolfgang. O ato de leitura: uma teoria do efeito estético. Vol. 2. São Paulo: Ed. 34, 1999.
JANTSCH, Ari Paulo, BIANCHETTI, Lucídio (Org.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 9ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
JUNG, Carl G. et alii. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
LENOIR, Y. Três interpretações da perspectiva interdisciplinar em educação em função de três tradições culturais distintas. Revista E-Curriculum, PUCSP, São Paulo, v. 1, n. 1, 2005.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2005.
________. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )