A formação de leitores(a) de literatura numa perspectiva multicultural e antirracista

uma experiência pedagógica na Rede Municipal de Ensinon em Candeias/BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v30i57.38269

Palavras-chave:

Equidade racial. Leitura literária. Ensino.

Resumo

Este trabalho discute a oferta de uma educação multicultural e antirracista, na Educação Básica, por intermédio de propostas de formação de leitores das literaturas negra e indígena, em especial. Para tanto, serão apresentados aspectos relativos a uma experiência pedagógica na elaboração e execução de um projeto de leitura literária, em andamento, na rede municipal de ensino, em Candeias/BA, o qual busca dialogar com as identidades e modos de vida dos sujeitos candeenses. Espera-se que as discussões lançadas contribuam na compreensão da necessidade de reformulação do currículo escolar, visando à garantia de oferta educacional que promova a equidade racial, respeitando os diferentes sujeitos.

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Biografia do Autor

MAIHARA MARQUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação de História – PPGH, da Universidade Federal da Bahia - UFBA.

MARISE DE SANTANA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Pesquisadora do ODEERE- Órgão de Educação das Relações Étnicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Coordenadora do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras - ODEERE/UESB.Professora do Programa de Pós Graduação em Desenho Cultura Interatividade da Universidade Estadual de Feira de Santana.

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Publicado

31-12-2021

Como Citar

VELLOSO, S., MARQUES, M. R., & DE SANTANA, M. (2021). A formação de leitores(a) de literatura numa perspectiva multicultural e antirracista: uma experiência pedagógica na Rede Municipal de Ensinon em Candeias/BA. Revista Cerrados, 30(57), 81–95. https://doi.org/10.26512/cerrados.v30i57.38269

Edição

Seção

Dossiê: Ressonâncias de escrevivências: literatura, antirracismo e educação lite

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