MEDO EM ÁGUA VIVA
A ESCRITURA FLUIDA DE CLARICE LISPECTOR
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v29i54.32052Palavras-chave:
Clarice Lispector, Água Viva, Pintura, MedoResumo
Este texto tem por objetivo refletir brevemente sobre a condição existencial da protagonista de Água viva (1973), de Clarice Lispector, e de suas duas versões anteriores ”“ Atrás do pensamento: monólogo com a vida [1971] e Objeto gritante [ca 1972] ”“ atrelada ao ato de escrever/pintar. Nessa obra, em diversos momentos, a escritora/pintora ficcionalizada declara estar com medo de se lançar em uma expressão de linguagem mais fluida, híbrida, multifacetada, que não recorre necessariamente aos grossos significados convencionados na língua, mas a signos mais sensíveis, como a pintura e música, como se sugerisse que a linguagem organizada, que a escrita institucionalizada pretende ser, fosse incapaz de cumprir seu papel de representatividade. Como a protagonista declara diversas vezes estar com medo de se entregar a esse mundo de significados que foge à lógica pré-estabelecida da língua, também será considerada aqui uma pintura feita por Clarice Lispector, intitulada Medo (1975), procurando reconhecer um diálogo entre literatura e artes plásticas que parece ter sido estabelecido pela autora, a fim de preencher as lacunas deixadas pela limitação da palavra escrita.
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Referências
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