MEDO EM ÁGUA VIVA

A ESCRITURA FLUIDA DE CLARICE LISPECTOR

Auteurs-es

  • Jhony A. Skeika Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mots-clés :

Clarice Lispector, Água Viva, Pintura, Medo

Résumé

Este texto tem por objetivo refletir brevemente sobre a condição existencial da protagonista de Água viva (1973), de Clarice Lispector, e de suas duas versões anteriores ­”“ Atrás do pensamento: monólogo com a vida [1971] e Objeto gritante [ca 1972] ”“ atrelada ao ato de escrever/pintar. Nessa obra, em diversos momentos, a escritora/pintora ficcionalizada declara estar com medo de se lançar em uma expressão de linguagem mais fluida, híbrida, multifacetada, que não recorre necessariamente aos grossos significados convencionados na língua, mas a signos mais sensíveis, como a pintura e música, como se sugerisse que a linguagem organizada, que a escrita institucionalizada pretende ser, fosse incapaz de cumprir seu papel de representatividade. Como a protagonista declara diversas vezes estar com medo de se entregar a esse mundo de significados que foge à lógica pré-estabelecida da língua, também será considerada aqui uma pintura feita por Clarice Lispector, intitulada Medo (1975), procurando reconhecer um diálogo entre literatura e artes plásticas que parece ter sido estabelecido pela autora, a fim de preencher as lacunas deixadas pela limitação da palavra escrita.

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Biographie de l'auteur-e

Jhony A. Skeika, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor do Departamento de Estudos da Linguagem (UEPG); Pós-doutorando (PNPD ”“ CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (UEPG).

Références

BORELLI, Olga. Clarice Lispector: esboço para um possível retrato. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.

GOTLIB, Nádia Battella. Clarice: uma vida que se conta. 6 ed. rev. São Paulo: Edusp, 2009.

LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

______. A paixão segundo G. H. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

______. Água Viva. 1. ed. Rio de Janeiro: Artenova, 1973.

______. Atrás do pensamento: monólogo com a vida. [1971]. 151p. Localizado em: Acervo Clarice Lispector do Instituto Moreira Salles, Rio de Janeiro, Brasil.

______. Carta ao filho, Pedro. Rio de Janeiro, 25 jul. 1975. Acervo Clarice Lispector do Instituto Moreira Salles, Rio de Janeiro.

______. Medo. 16. mai. 1975. Óleo sobre madeira. 30,2 x 39,7 cm. Acervo do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro.

______. Objeto gritante. [ca. 1972]. 185 f. Localizado em: Acervo Clarice Lispector do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro, Brasil.

______. Outros escritos. Organização de Teresa Montero e Lícia Manzo. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.

SOUZA, Carlos Mendes de. Clarice Lispector: pinturas. Rio de Janeiro: Rocco, 2013.

SKEIKA, Jhony Adelio. Ecos de Esquizolinguagem em Clarice Lispector e Antonin Artaud. 2017, 258 f. Tese (Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários) ”“ Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000215697>. Acesso em: 10 jun. 2020.

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Publié-e

2020-11-20

Comment citer

A. Skeika, J. (2020). MEDO EM ÁGUA VIVA: A ESCRITURA FLUIDA DE CLARICE LISPECTOR. Revista Cerrados, 29(54), 111–123. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/32052

Numéro

Rubrique

Dossiê: Clarice Lispector: 100 anos entre outras artes

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