Teatro e política: tramas de dramas na dramaturgia angolana (o teatro e as imagens cinematográficas)
Palavras-chave:
Teatro político. Imagens cinematográficas. Teatro angolano.Resumo
A corda, de Pepetela e O grande circo autêntico, de José Mena Abrantes levam à cena discussões políticas, envolvendo o espectador nas ideias de uma causa filosófica e sociológica, articulando as tensões entre arte e sociedade. Nesse sentido, as peças em questão foram analisadas sob o prisma da arte e da resistência, bem como das relações entre o teatro e o cinema, frente à s imagens cinematográficas que esses textos cênicos podem suscitar na imaginação do público.
Downloads
Referências
ABRANTES, José Mena.Teatro. Primeiro Volume. Coimbra: Cena Lusófona, 1999, p. 10, 19, 43.
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Trad. de Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 01.
AUMONT, Jacques. O cinema e a encenação. Trad. Pedro Elói Duarte. Lisboa: Texto & Grafia, 2008, p. 54.
____. A estética do filme. Trad. Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1995, p. 100.
BOAL, Augusto. O teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975, p. 01, 18, 19.
EISENTEIN, Sergei. O sentido do filme. Trad. Tesa Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990, p. 17.
GODDARD, Jean-Christophe. Deleuze e o cinema político de Glauber Rocha - Violência revolucionária e violência nômade. Revista Lugar Comum, n. 31. Rio de Janeiro: Rede Universidade Nômade, 2012.
GOMBRICH, E.H. Arte e ilusão. Trad. Raul de Sá Barbosa. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 304.
HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. Trad. de Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 973.
JOST, François. Seis lições sobre televisão. Porto Alegre: Sulina, 2004, p. 177.
MINOIS, Georges. História do riso e do escárnio. São Paulo: Editora UNESP, 2003, p. 461.
OLIVEIRA, ElysabethSenra de. Uma geração cinematográfica. São Paulo: Annablume, 2003, p. 137.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Trad. sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999, p. 114, 387.
PEPETELA. A corda. Luanda: União dos escritores angolanos, 1980, p. 7.
ROSENSTONE, Robert A. A história nos filmes, Os filmes na história. Trad. de Marcello Lino. São Paulo: Paz e terra, 2010.
SILVA, Agnaldo Rodrigues. O teatro angolano ”“ aspectos políticos na dramaturgia de Pepetela. In: TUTIKIAN, Jane; CONTE, Daniel (orgs). Palavra nação. Porto Alegre: UFRGS, 2012, p. 41-53.
____. Teatro angolano ”“ O grande circo autêntico, de José Mena Abrantes. In: Conexão Letras ”“ Quando foi o pós-colonial? Vol. 8, nº 9. Coordenação de Jane Fraga Tutikian. Porto Alegre: UFRGS, 2013, p. 45-52.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )