A reificação do teatro político: Roda Viva, Asdrúbal Trouxe o Trombone e a gênese do besteirol / The reification of political theatre: Roda Viva, Asdrúbal Trouxe o Trombone and the genesis of Besteirol
Resumo
A reificação do teatro político: Roda Viva, Asdrúbal Trouxe o Trombone e a gênese do besteirol O artigo analisa a trajetória e as obras teatrais de dois grupos brasileiros, o Oficina, emblemático por ter sido um dos principais baluartes de resistência cultural à ditadura e existir até hoje, e o Asdrúbal Trouxe o Trombone, grupo de teatro nascido na década de 1970, e que posteriormente teve muitos integrantes do elenco incorporados como atores no elenco da Rede Globo de Televisão. O elo entre os dois coletivos é o teatro de agressão, que segundo a hipótese é a ponta de lança do massacre do projeto de construção da nação impetrado pela classe teatral. A violência simbólica teria sido transposta da agressão para o humor, tendo como resultante o besteirol. Palavras-chave: teatro político; teatro de agressão; reificação. The reification of political theatre: Roda Viva, Asdrúbal Trouxe o Trombone and the genesis of besteirol The article analyzes the history and theatrical works of two Brazilian groups, the Oficina, emblematic for having been one of the main bastions of cultural resistance to dictatorship and exist today, and Asdrúbal Trouxe o Trombone, the theater group born in the 1970s, and who subsequently had many cast members as corporate actors in the cast of the Globo Television Network. The link between the two collectives is the theater of aggression, the second hypothesis is the spearhead of the massacre of the construction project filed by the nation’s theater class. The symbolic violence of the assault would have been implemented for humor, and how the resulting of besteirol. Keywords: political theater, theater of aggression; reification.Downloads
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Publicado
26-10-2010
Como Citar
Villas Bôas, R. L. (2010). A reificação do teatro político: Roda Viva, Asdrúbal Trouxe o Trombone e a gênese do besteirol / The reification of political theatre: Roda Viva, Asdrúbal Trouxe o Trombone and the genesis of Besteirol. Revista Cerrados, 19(29). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/14052
Edição
Seção
Literatura, teatro e cinema: aproximações críticas e teóricas
Licença
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