REPRESENTAÇÃO CULTURAL NA TRADUÇÃO PARA O INGLÊS DA OBRA DE JORGE AMADO, GABRIELA, CRAVO E CANELA

Autores

  • Sheyla Mayra Araujo Sousa Universidade Federal de Campina Grande
  • Sinara de Oliveira Branco Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v4.n3.2015.11350

Palavras-chave:

Tradução, Identidade Nacional, Representação, Estratégias de Domesticação Jorge Amado

Resumo

A formação e representação de identidades nacionais acontecem, geralmente, através de como as histórias das nações são contadas (HALL, 2005). Obras literárias têm o potencial de narrar tais histórias, e suas traduções (VENUTI, 1999) podem influenciar na formação de identidades nacionais, ao domesticar ou estrangeirizar valores linguísticos e culturais do texto. Pensando na tradução da obra brasileira de Jorge Amado, Gabriela, Cravo e Canela (1958), traduzi-la consiste em traduzir também o Brasil, já que tal obra é marcada pela representação de aspectos da cultura nacional. Essa é uma pesquisa descritiva orientada pelo produto (CHESTERMAN, 2009) e tem como objetivo refletir sobre de que forma através das estratégias de domesticação e estrangeirização de termos culturais a cultura brasileira é representada na tradução. Ao final da análise percebemos que os termos culturais ora são traduzidos pela estratégia de estrangeirização, ora pela domesticação e que esta última estratégia é utilizada quando a manutenção dos termos culturais tornaria a leitura problemática para o leitor do texto alvo que não conhece tais aspectos da cultura fonte.

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Referências

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Publicado

23-01-2016

Como Citar

SOUSA, Sheyla Mayra Araujo; BRANCO, Sinara de Oliveira. REPRESENTAÇÃO CULTURAL NA TRADUÇÃO PARA O INGLÊS DA OBRA DE JORGE AMADO, GABRIELA, CRAVO E CANELA. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 4, n. 3, p. 69–81, 2016. DOI: 10.26512/belasinfieis.v4.n3.2015.11350. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/11350. Acesso em: 24 nov. 2024.

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