OS BANDIDOS DA BABILÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v1.n1.2012.11161Keywords:
Bishop, poesia, tradução, Britto, BrasilAbstract
“The Burglar of Babylon”, de Elizabeth Bishop, despontou como obra-prima da poesia teatralizando a criminalidade cotidiana da favela. O poema revive as antigas baladas que cantavam as façanhas de heróis e criminosos. Com um estilo acessível de narrativa que faz emergir complexidades sociais e ironia, o poema alcançou uma grande diversidade de leitores. Este artigo propõe uma análise crítica da composição do poema em sua forma e conteúdo, a fim de elucidar aspectos sutis que tangenciam essa obra, bem como apontar como as escolhas poéticas e de adaptação feitas por Paulo Henriques Britto vieram abrilhantar a obra traduzida para o português.
Downloads
References
ALARCÃO, Miguel. Balada. “E-Dicionário de Termos Literários de Carlos Ceia”, Disponível em <http://www.fcsh.unl.pt/invest/edtl/verbetes/B/balada.htm>. Acesso em: 6nov. 2011.
ARGOLO, José Amaral. Sparsae. Rio de Janeiro: E-papers, 2009.ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Abril, 1981.
BISHOP, Elizabeth. Conversations with Elizabeth Bishop. Ed. George Monteiro. Jackson: University Press of Mississipi, 1996.
_____. Poemas.Tradução Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
_____. The Ballad of the Burglar of Babylon.Nova York: Farrar, Straus, 1968.
_____. The Complete Poems ”“1927-1979. New York: The Noonday Press, 1979.
_____. Uma arte: as cartas de Elizabeth Bishop. Org. Roberto Giroux. Trad. Paulo Henriques Brito. São Paulo: Cia. Das Letras, 1995.
BRITTO, Paulo Henriques.A Tradução para o português do metro de baladainglês. In: Fragmentos,n.34, jan.-jun. 2008. Disponível em . Acesso em set. 2011.
_____. Puzzles. Jornal Plástico Bolha, ano 2, n.13, jun. 2007. Disponível em: <http://www.jornalplasticobolha.com.br/downloads/pb13.pdf>.Acessoem 5nov. 2011.
BUENO, Eva Paulino. Retorno à Cidade Maravilhosa, ou: carro pequeno, fuzil grande.Revista Espaço Acadêmico,n.63, ago. 2006.Disponível em:<http://www.espacoacademico.com.br/063/63bueno.htm#_ftn1>. Acessoem 19nov. 2011.
CARPER, Thomas;ATTRIDGE, Derek. Meter and meaning: an introduction to rhythm inpoetry. New York: Routledge, 2003.
EAGLETON, Terry. Ideologia ”“uma introdução. São Paulo: Universidade Estadual Paulista & Boitempo, 1997.
FILHO, Leite. El caudillo: Leonel Brizola ”“um perfil bibliográfico.São Paulo: Aquariana, 2008.
GAY, Ross. The complete poems ”“by Elizabeth Bishop. In: National Book Awards Poetry Blog. Mar. 2011.Disponível em:<http://nbapoetryblog.squarespace.com/journal/2011/3/14/1970.html>.Acesso em: ago. 2011.
GÓES, Marta. A poeta dos poetas.Revista Brasileiros, n.44, mar. 2011. Disponível em:<http://www.revistabrasileiros.com.br/2011/03/23/a-poeta-dos-poetas/>. Acesso em: abr. 2011.
MARTINS, Maria Lúcia Milléo. Resenhas de traduções. Cadernos de Tradução da UFSC, Florianópolis: GT Tradução, n. 5, 2000.
OITICICA, Hélio. O herói anti-herói e o herói anônimo. In: Sopro 45. Desterro: Cultura e Barbárie, fev. 2011. Disponível em: <http://www.culturaebarbarie.org/sopro/arquivo/heroioiticica.html>.Acesso em: ago. 2011.
SCHWARTZ, Lloyd;ESTESS, SybilPittman. Elizabeth Bishop and Her Art.In: Under Discussion. Michigan: University of Michigan, 1983.
SÜSSEKIND, Flora. A geleia & o engenho: em torno de uma carta poema de Elizabeth Bishop a Manuel Bandeira. In: Papéis Colados.Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1993.p. 331-365.
TRAVISANO, Thomas J. Elizabeth Bishop: her artistic development.US: University of Virginia, 1989.Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/96641>.Acesso em: 06nov. 2011.
VALLADARES, Licia. Passa-se uma casa. Análise do Programa de Remoção de Favelas do Rio de Janeiro.Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Given the public access to this journal, the texts are free to use but requires the recognition of the original authorship and initial publication in this journal to be properly stated.
 The journal allows the use of works published for non-commercial purposes, including the right to submit the work to publicly accessible databases. Published contributions are the sole and exclusive responsibility of the author(s).Â