A jornada de uma mulher ao redor do mundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v9.n2.2020.27253

Palavras-chave:

Relato de Viagem. Literatura Austríaca. Relatos sobre o Brasil. Ida Pfeiffer. Viajante mulher.

Resumo

A seguinte publicação apresenta a tradução de um excerto da obra da escritora austríaca Ida Pfeiffer (1797”“1858). Viajante e escritora, ela realizou em sua vida cinco grandes viagens, cujos registros foram publicados em cinco livros, um deles póstumo. A terceira e a quarta viagens que empreendeu foram voltas ao mundo e, entre suas jornadas passou por todos os continentes, com exceção da Antártida. O trecho selecionado e apresentado aqui corresponde ao começo do segundo capítulo do terceiro livro da autora, Eine Frau fährt um die Welt [A jornada de uma mulher ao redor do mundo]. Neste texto, a Ida Pfeiffer narra sua primeira volta ao mundo, uma jornada que a levou da Áustria para o Brasil, Chile, China, Índia, Pérsia e Ásia Menor. Os primeiros capítulos do livro são dedicados tanto à viagem de navio até o Hemisfério Sul quanto à descrição de Pfeiffer do país e de suas experiências no local, assim como sua partida com destino ao Chile. Entre as cidades que conheceu durante a estadia de mais de dois meses em 1846 estão Rio de Janeiro, Petrópolis, Nova Hamburgo, São Paulo e Santos, além de pequenos vilarejos e uma aldeia indígena no interior do estado fluminense. O segundo capítulo do livro se aprofunda nas impressões da autora sobre a então capital do país, o Rio de Janeiro. Para tanto, a autora faz uma descrição do espaço encontrado por ela na cidade, como praças, ruas, igrejas, casas e comércio. Além disso, a autora nota a diferença social existente entre brancos e negros, então escravizados, e registra sua opinião desfavorável à escravidão e sua defesa de uma educação mais inclusiva. O trecho apresentado termina com a descrição da autora da arte e da ciência produzidas no país, incluindo a Academia de Belas Artes, o Museu e o Teatro Municipais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gisele Jordana Eberspächer, Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Comunicação Social ”“ Jornalismo (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Comunicação, Cultura e Arte (2013) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Graduanda em Letras Português e Alemão, com ênfase em Estudos da Tradução. Mestranda em Letras na Universidade Federal do Paraná. Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências, Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras.  Curitiba, Paraná, Brasil.

Referências

PFEIFFER, Ida. Eine Frauenfahrt um die Welt - Reise von Wien nach Brasilien, Chili, Otahaiti, China, Ost-Indien, Persien und Kleinasien. Wien: Carl Gerold/Drifter Band, 1850.

Downloads

Publicado

31-03-2020

Como Citar

EBERSPÄCHER, G. J. A jornada de uma mulher ao redor do mundo . Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 9, n. 2, p. 185–193, 2020. DOI: 10.26512/belasinfieis.v9.n2.2020.27253. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/27253. Acesso em: 26 nov. 2022.