Do balão para a linha: as histórias em quadrinhos como modelo de tradução do diálogo na literatura infantojuvenil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v8.n3.2019.23348

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos. Diálogo. Oralidade. Literatura infantojuvenil.

Resumo

A literatura e as histórias em quadrinhos (HQs) são linguagem distintas, mas têm pontos em comum. Este trabalho tem como foco um deles: o diálogo. Apresentam-se alguns aspectos da linguagem das HQs no que tange às falas, seu caráter oral e as tendências de seu uso no português brasileiro. Sugere-se que a interseção desses aspectos corresponde a uma série de propostas defendidas por Britto (2012) a respeito do efeito de oralidade da tradução de diálogos na ficção literária. Por fim, propõe-se que as HQs da Turma da Mônica podem servir de modelo para a tradução de diálogos na literatura infantojuvenil.

 

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Biografia do Autor

Gustavo Henrique Santos Brunetti, Universidade de São Paulo

Mestrando em Estudos da Tradução na Universidade de São Paulo. Graduado em Letras - Português/Francês (2009) pela Universidade de São Paulo. Especialista em Tradução pelo Centro Universitário Anhanguera. É professor do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. São Paulo, São Paulo, Brasil.

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Publicado

25-07-2019

Como Citar

SANTOS BRUNETTI, Gustavo Henrique. Do balão para a linha: as histórias em quadrinhos como modelo de tradução do diálogo na literatura infantojuvenil. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 8, n. 3, p. 59–72, 2019. DOI: 10.26512/belasinfieis.v8.n3.2019.23348. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/23348. Acesso em: 21 nov. 2024.

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