A tragédia Macbeth reescrita para o público infantil por Charles Lamb

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v8.n3.2019.22936

Palavras-chave:

Literatura Infantil. Tradução Literária. Adaptação. William Shakespeare. Charles Lamb.

Resumo

Este artigo tem como propósito refletir sobre algumas questões envolvidas na reescrita de peças de William Shakespeare para o público infantil, focalizando a narrativa Macbeth, publicada em Tales from Shakespear. Designed for the use of young persons (1807) pelos irmãos Charles e Mary Lamb. Para o embasamento teórico, são primordialmente utilizadas as teorias dos Estudos da Tradução, com as concepções de André Lefevere e a teoria dos polissistemas de Itamar Even-Zohar. Inicialmente, são feitas breves considerações sobre a biografia dos autores e sobre a contextualização da obra no sistema literário infantil. Na sequência, apresentamos as características da fonte textual que podem ser consideradas questões complexas em uma adaptação para crianças. Então, a análise comparativa demonstra as particularidades da narrativa de Charles Lamb que a transformam em um novo original, que acaba tornando-se a verdadeira história de Shakespeare para os leitores que não conhecem a tragédia Macbeth.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Gonçalves, Universidade de São Paulo

Mestranda em Estudos da Tradução pela Universidade de São Paulo (USP) com pesquisa sobre adaptações de William Shakespeare para o público infantil. Bolsista da CAPES. Integrante do Grupo de Estudos de Adaptação e Tradução GREAT USP-CNPq desde setembro de 2015. Possui graduação em Tradução e Interpretação pela Universidade Católica de Santos (Unisantos). Fez carreira de 16 anos em Marketing e Comunicação (Publicidade e Propaganda), principalmente na área financeira. Morou por dois anos e meio na Austrália. É tradutora de textos jornalísticos e publicitários. Tem interesse em historiografia da tradução.

Downloads

Publicado

25-07-2019

Como Citar

GONÇALVES, Flavia. A tragédia Macbeth reescrita para o público infantil por Charles Lamb. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 8, n. 3, p. 127–144, 2019. DOI: 10.26512/belasinfieis.v8.n3.2019.22936. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/22936. Acesso em: 23 nov. 2024.