Narrativas da exclusão de migrantes e refugiados na Universidade
DOI:
https://doi.org/10.26512/sersocial.v23i49.35802Palavras-chave:
migrações internacionais. refugiados. acesso à educação superior. direitos humanos.Resumo
Em 2016, a UFSM adotou uma modalidade de ação afirmativa para ingresso diferenciado e facilitado de imigrantes e refugiados na Universidade. Enquanto tal política é dialógica à realidade vivenciada pelo sujeito migrante, a sua experiência no ambiente universitário revela a face da exclusão. Assim, o estudo tem como objetivo demonstrar os elementos estruturais do processo de desigualdade e exclusão de imigrantes e refugiados, refletido no âmbito da universidade. Para isso, o estudo utilizou trechos de entrevistas semiestruturadas com estudantes que relatam elementos de exclusão estrutural e dialogam com dois referenciais que trazem categorias centrais de análise no campo das migrações, Sayad e Derrida, a partir das ideias de “permanente provisoriedade do sujeito imigrante” e de “hospitalidade condicionada”. Em resumo, a universidade tem mostrado ser um ambiente de reprodução dos mecanismos sociais de exclusão dos não nacionais e que expressam a desigualdade estrutural decorrente da raça e da classe.
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