Narrativas da exclusão de migrantes e refugiados na Universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/sersocial.v23i49.35802

Palavras-chave:

migrações internacionais. refugiados. acesso à educação superior. direitos humanos.

Resumo

Em 2016, a UFSM adotou uma modalidade de ação afirmativa para ingresso diferenciado e facilitado de imigrantes e refugiados na Universidade. Enquanto tal política é dialógica à realidade vivenciada pelo sujeito migrante, a sua experiência no ambiente universitário revela a face da exclusão. Assim, o estudo tem como objetivo demonstrar os elementos estruturais do processo de desigualdade e exclusão de imigrantes e refugiados, refletido no âmbito da universidade. Para isso, o estudo utilizou trechos de entrevistas semiestruturadas com estudantes que relatam elementos de exclusão estrutural e dialogam com dois referenciais que trazem categorias centrais de análise no campo das migrações, Sayad e Derrida, a partir das ideias de “permanente provisoriedade do sujeito imigrante” e de “hospitalidade condicionada”. Em resumo, a universidade tem mostrado ser um ambiente de reprodução dos mecanismos sociais de exclusão dos não nacionais e que expressam a desigualdade estrutural decorrente da raça e da classe.

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Biografia do Autor

Giuliana Redin, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Pós-Doutora em Psicologia Social pela USP. Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito e do Departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Maria. Professora Adjunta do Departamento de Direito e Curso de Relações Internacionais da UFSM. Coordenadora do MIGRAIDH, Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional da UFSM. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional. Coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello UFSM. Atua na área do Direito Internacional e Direitos Humanos.

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Publicado

07/30/2021

Como Citar

BERTOLDO, Jaqueline; REDIN, Giuliana. Narrativas da exclusão de migrantes e refugiados na Universidade. SER Social, [S. l.], v. 23, n. 49, p. 296–317, 2021. DOI: 10.26512/sersocial.v23i49.35802. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/35802. Acesso em: 28 mar. 2024.