Expansão dos cursos de Serviço Social na modalidade de EAD:

direito à educação ou discriminação educacional?

Autores

  • Larissa Dahmer Pereira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v14i30.12825

Palavras-chave:

direito à educação superior, certificação, ensino a distância, Serviço Social

Resumo

O artigo objetiva apontar questionamentos quanto ao discurso da democratização do acesso ao Ensino Superior por meio do ensino a distância (EAD), focando como objeto de estudo os cursos de Serviço Social ofertados na referida modalidade de ensino. Inicialmente, apresenta uma breve contextualização da expansão do Ensino Superior no pós-1990, para, em seguida, arrolar e problematizar algumas características dos cursos de Serviço Social na modalidade de EAD, especialmente o perfil das coordenações de curso/corpo docente e sua frágil inserção em pesquisa. Após, questiona o efetivo acesso a uma formação profissional qualificada, considerando especialmente a ausência de pesquisa e de uma rica vivência acadêmica discente e levanta, por fim, a hipótese de consolidação de uma dualização discriminatória educacional. Trata-se, portanto, não de um processo de ampliação do acesso ao direito à educação, mas de uma certificação massificada, destituindo-se tais estudantes do direito social à educação superior de qualidade.

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Referências

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Publicado

06-09-2012

Como Citar

DAHMER PEREIRA, Larissa. Expansão dos cursos de Serviço Social na modalidade de EAD:: direito à educação ou discriminação educacional?. SER Social, Brasília, v. 14, n. 30, p. 28–47, 2012. DOI: 10.26512/ser_social.v14i30.12825. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12825. Acesso em: 22 jul. 2024.

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