Normosis de información pospandémica y ansiedad

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v17.n2.2024.54285

Palabras clave:

Normosis, Ansiedad de información, Pandemia

Resumen

Con el objetivo de comprender el comportamiento informativo de los estudiantes en el escenario post-pandémico. El objetivo de la investigación fue resaltar la importancia de la salud mental de los estudiantes de Archivología y discutir las Normoses encontradas en el ambiente académico durante la licenciatura, que, como en cualquier otro ambiente, tienen dificultades que pueden ser minimizadas a través de su identificación. Y a través de un instrumento de investigación aplicado entre diez estudiantes matriculados en el Curso Conclusión Trabajo disciplina a través de un estudio de caso a la luz de los autores que actualmente discuten el tema. Y traer contribuciones para que estudiantes y profesionales puedan esbozar nuevas investigaciones pertinentes a la carga mental adquirida durante el trayecto académico. Y también tener un abordaje multidisciplinario entre la Ciencia de la Información y la Psicología donde las dos áreas puedan dialogar con el objetivo de posibilitar y ayudar a las relaciones saludables.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Dias Silva, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Possui graduação em LOGISTICA EMPRESARIAL pelo Centro Universitário da Bahia (2007). Possui graduação em TRANSPORTE TERRESTRE: Gestão de Transporte e Trânsito pela Universidade Federal da Bahia- UFBA(2015).Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (2023.2). Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior - UNINASSAU | Especialização. Pós-Graduada em Ciência de Dados e Big Data Analytics - METROPOLITANA | Especialização. Mestranda em Ciência da Informação - PPGCI - UFBA. Participante dos Grupos de Pesquisa - Laboratório de Práticas em Psicologia e Ciência da Informação (LAPCI- dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6117374183638932 (UFBA) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação para Aprendizagem dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9914761812417543(UFBA) ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6279-2272 

Fabiana Costa Lavigne, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Fabiana Costa Lavigne possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade Federal da Bahia. Pós-graduada em Gestão Pública e Gestão de Pessoas. Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFBA. Doutoranda em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFBA. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Práticas em Psicologia e Comportamento Informacional Humano (LA-PCIH). Atualmente é Secretária Executiva da Diretoria e Congregação da Faculdade de Medicina da Bahia

José Carlos Sales dos Santos, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Poeta, músico e professor adjunto (dedicação exclusiva), lotado no Departamento de Documentação e Informação (DDI) do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (ICI/UFBA). Docente Permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFBA) - 2023-2025. Doutor e Mestre em Ciência da Informação do PPGCI/UFBA (bolsista FAPESB); Pós-Graduado em Gestão da Comunicação Organizacional Integrada pelo Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA/EAUFBA), Graduado em Biblioteconomia e Documentação pelo Instituto de Ciência da Informação (ICI/UFBA) e Graduando em Psicologia pela Universidade Salvador (Unifacs). Lidera o Grupo de Pesquisa Laboratório de Práticas em Psicologia e Ciência da Informação (LAPCI). Vice-Presidente da Liga Acadêmica em Psicopatologia na Contemporaneidade. Supervisor da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Informação e Saúde (ICI/UFBA). Desenvolveu atividades de docência e tutoria na Superintendência de Educação a Distância (SEAD/UFBA). Pesquisa temáticas relacionadas ao: 'comportamento informacional humano', 'sujeitos informacionais', 'necessidades de Informação', 'ansiedade e normose informacionais', 'informação e saúde mental', 'mediação e circulação da informação' e 'apropriação da informação'

Citas

Organização Mundial da Saúde OMS. Saúde mental depende do bem-estar físico e social, diz OMS em dia mundial. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/oms-divulga-informe-mundial-de-saude-mental-transformar-a-saude-mental-para-todos/>. Acesso em 27 de jun. 2023.

Shedroff, Nathan. Formas de Ansiedade da Informação. In Wurman, Richard Saul. A ansiedade de informação 2: Um guia para quem comunica e dá instruções, São Paulo: Editora De Cultura, 2005. p 15

SILVA, Luciana Dias e SANTOS, Jose Carlos Sales dos. Informação, Saúde e Universidade: A normose acadêmica e ansiedade informacional entre discentes de Arquivologia da Universidade Federal da Bahia- Trabalho de Conclusão de Curso, 2023.

Souza, Renato Santos de. Normose Acadêmica: como superar a ‘doença da normalidade’ na Universidade. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 24, n. 2, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/aval/a/WvmZB7X3mN4chHTHx8PdpNm/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 15 de março de 2023.

Weill, Pierre. A normosidade Informacional. Ciência Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 61-70, maio/ago. 2000. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ci/a/wx45x8C8wdjJd9TvcsdxkKN/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 23 de nov. 2022.

Wurman, Richard Saul. A era do também. In A ansiedade de informação 2: Um guia para quem comunica e dá instruções. São Paulo. Editora de Cultura, 2005. 328 p.

Publicado

2024-07-19

Cómo citar

Silva, L. D., Lavigne, F. C., & Santos, J. C. S. dos. (2024). Normosis de información pospandémica y ansiedad. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 17(2), 406–413. https://doi.org/10.26512/rici.v17.n2.2024.54285