Informação, moeda e sociedade: uma análise das dimensões informacionais da governança da autoridade monetária no Brasil

Autores

  • Adalberto Felinto da Cruz Júnior Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

autoridade monetária, bancos centrais, governança informacional, transparência

Resumo

Partindo da constatação que a Sociedade da Informação imprime uma nova dinâmica nas relações entre o Estado e a sociedade, que enseja o fortalecimento da esfera pública democrática, a pesquisa explorou o conceito de governança informacional aplicado ao contexto da autoridade monetária brasileira. Em circunstâncias de maior abertura, transparência e interação, como ora vivenciadas, a sociedade exige o desenvolvimento de ambientes, instrumentos e processos informacionais e de comunicação que garantam maior participação e prestação de contas das instituições públicas. Assim é que, a pesquisa, utilizando-se da metodologia de estudo de caso, avaliou o atual estágio da governança informacional do Banco Central do Brasil, a partir de um quadro conceitual construído, em abordagem interdisciplinar, centrado nos construtos de governança, accountability, transparência e comunicação pública, com ênfase nas questões informacionais. O modelo teórico foi aplicado em diferentes trajetos metodológicos, tendo sido utilizado as estratégicas de pesquisa documental e entrevistas para coleta de dados e análise compreensiva interpretativa para a apreciação dos conteúdos. As evidências permitiram concluir que o comportamento informacional experimentado pela autoridade monetária no Brasil supera as exigências impostas pelo arcabouço normativo que o regulamenta. Contudo, ao mesmo tempo, sugerem que a relação informacional com públicos mais amplos e não tão ligados aos temas econômicos e financeiros constitui-se desafio para aprimoramento da governança informacional da autoridade monetária. As iniciativas informacionais apreciadas estão majoritariamente voltadas para a transparência das informações, existindo espaço para a melhoria nas relações de comunicação, principalmente aquelas que envolvam interlocução, audição e entendimento com a sociedade em geral. Transparece, assim, a necessidade de se desenvolver arranjos de governança para a autoridade monetária ainda mais democráticos, que promovam o diálogo, a persuasão social e a interação discursiva, de forma a assegurar a criação de espaços de cooperação institucionalizada que permitam que a formulação e implementação da política monetária seja mais efetiva e legítima.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adalberto Felinto da Cruz Júnior, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1991), mestrado em Administração pela Universidade de Brasília (2004), onde cursa o doutorado em Ciência da Informação. Atualmente é analista do Banco Central do Brasil e professor do Centro Universitário do Distrito Federal - UniDF. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em políticas e planejamento Governamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e controle da gestão; governança de organizações públicas, finanças públicas; gestão estratégica; e gestão da qualidade.

Downloads

Publicado

2015-06-11

Como Citar

Cruz Júnior, A. F. da. (2015). Informação, moeda e sociedade: uma análise das dimensões informacionais da governança da autoridade monetária no Brasil. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 8(1), 107–108. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2054

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.