As contribuições de projetos colaborativos de ubiquidade, convergência, hibridismo na mobilidade informacional de um território
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v9.n2.2016.2416Palavras-chave:
Cibercultura. Computação. Comunicação. Mobilidade informacional. Tecnologia da informação.Resumo
Aqui, neste estudo, pretendeu-se fazer reflexões sobre as influências da convergências das tecnologia e ubiquidade dos meios, da, do hibridismo dos conteúdos mídias na mobilidade informacional de um território, no contexto da Sociedade Contemporânea ou Líquida. A função mobilidade informacional em um território foi estabelecida a partir dos conceitos ou variáveis independentes: TIC; Ubiquidade; Convergência; e Hibridismo. De forma a mostrar a dependência da mobilidade da Informação destes conceitos, elaborou-se uma metodologia experimental, em passos, para facilitar a compreensão das implicações mobilidade informacional em uma área de intervenção, comunidade aprendizagem. No final aplicou-se os conceitos e a função em uma região administrativa do DF. O desenvolvimento foi com base na implementação de Projetos Colaborativos: construção de conteúdos para cursos de literacias digitais, conteúdos para informática para comunidades, análise de redes sociais, suporte técnico e infraestrutura de TIC, e gestão escolar. Ficou visível como os citados conceitos se interrelacionam e levam a um ambiente de mobilidade informacional e de aprendizagem, com base na inteligência coletiva.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.