Ensino e pesquisa de epistemologia em programas de pós-graduação stricto senso da área de Ciência da Informação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.38880

Palavras-chave:

Epistemologia, Ciência da Informação, Pós-graduação, Correntes filosóficas

Resumo

Apresenta-se resultados de projeto de pesquisa e iniciação científica desenvolvido entre os anos de 2018 e 2021. Objetiva analisar como se dá a discussão sobre epistemologia nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil. Pesquisa descritiva, bibliográfica e documental, com abordagem quali e quantitativa, sem delimitação cronológica e se utiliza de teses e dissertações como fontes de informação. Como resultados, apresentam-se: o contexto da pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações; dados sobre o ensino, principais assuntos e referências nas teses e dissertações sobre epistemologia de epistemologia na pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil; Conclui que as pesquisas sobre epistemologia na pós-graduação da área são poucas, mas constantes e voltadas à descrição de seus fundamentos, conceitos, história e identidades, devendo avançar em pesquisas epistemológicas sobre os princípios da Ciência da Informação e o seu lugar no debate com as outras ciências.

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Biografia do Autor

Cezar Karpinski, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciência da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

Professor Associado I da Universidade Federal de Santa Catarina onde atua nos cursos de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação, e no curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Bacharel em Filosofia, mestre e doutor em História. Atuação e pesquisa na área de Ciência da Informação, nas interfaces: Informação e Memória; Estudos históricos e epistemológicos da Ciência da Informação; História dos Arquivos e das Bibliotecas; Patrimônio cultural, natural e documental; Conservação Preventiva. Ciência da Informação e Interdisciplinaridade; Gestão da Informação e do Conhecimento. Na área de História é especialista em História e Meio Ambiente, Rio Iguaçu (Séculos XIX e XX), Patrimônio Ambiental, Cataratas e Parque Nacional do Iguaçu, Hidrelétricas e História Oral

Keitty Rodrigues Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciência da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com graduação em Biblioteconomia e Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Organização do Conhecimento e Gestão Documental - KOD (UFSC). Atua como Diretora Técnica na Associação Catarinense de Bibliotecários na gestão 2021-2023. Possui interesse nas áreas relacionadas aos estudos históricos e epistemológicos da Biblioteconomia e Ciência da Informação, organização e representação do conhecimento e da informação, e bibliotecas escolares.

Alan de Hollanda Vieira Guerner, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciência da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

Graduado em História pela UFSC e discente de Biblioteconomia pela mesma universidade. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

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Publicado

2021-10-08

Como Citar

Karpinski, C., Vieira, K. R., & Guerner, A. de H. V. (2021). Ensino e pesquisa de epistemologia em programas de pós-graduação stricto senso da área de Ciência da Informação no Brasil. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(3), 844–865. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.38880

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