O conceito de memória nos anais do capítulo da International Society for Knowledge Organization ISKO-Brasil sob uma perspectiva epistemológica
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v12.n2.2019.8732Palavras-chave:
Ciência da Informação. Epistemologia. International Society for Knowledge Organization. Memória.Resumo
Aborda o conceito de memória nos anais do capítulo ISKO ”“ Brasil a partir de diálogos entre a epistemologia na Ciência da Informação e nos estudos de memória. Investiga sobre os principais conceitos e autores que fundamentam a categoria ‘Memória’ nos trabalhos publicados nos anais do capítulo ISKO ”“ Brasil referentes aos anais dos anos de 2012, 2013, 2015 e 2017. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza básica, descritiva, bibliográfica e quantiqualitativa. O termo ‘memória’ foi buscado no título, palavras-chave e texto completo. Houve duas etapas de análise do corpus, a primeira quantitativa na qual, em 48 documentos, verificou-se os principais conceitos de memória abordados, quantidade de documentos por ano e principais autores citados. Após a aplicação de novo filtro foi possível identificar quais documentos trabalharam os conceitos de memória de maneira mais aprofundada e este corpus de 17 documentos foi submetido a uma análise qualitativa que permitiu comparar a abordagem utilizada nos textos com o que foi apontado na fundamentação teórica deste artigo. Conclui-se que há a necessidade de amadurecimento teórico-conceitual no que tange os estudos sobre memória sob o ponto de vista dos participantes do capítulo ISKO - Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Keitty Rodrigues Vieira, Cezar Karpinski
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.