Puntajes ENEM y PISA y ausencia de bibliotecas escolares en el Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29616

Palabras clave:

biblioteca escolar. hábito de lectura.

Resumen

Los comentarios editoriales sobre la importancia de la biblioteca escolar en el contexto brasileño. Señala que los malos resultados obtenidos por los estudiantes en los exámenes ENEM y PISA pueden estar correlacionados con la ausencia de la biblioteca en el contexto escolar. Además, se comentan los artículos publicados en el primero número de 2020 de la Revista Iberoamericana de Ciencias de la Información.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Murilo Bastos da Cunha, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil

É graduado em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB, 1968), mestrado em Administração de Bibliotecas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), doutor (Ph. D.) em Library Science pela University of Michigan ( EUA,1982), e estágio de pós-doutorado na University of Michigan (1996-97). Professor titular aposentado da UnB, professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UnB, líder do Grupo de Pesquisa sobre Biblioteca digital (UnB-FCI). Foi presidente da Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal e do Conselho Federal de Biblioteconomia. Na UnB ocupou os cargos de diretor da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, chefe do Departamento de Ciência da Informação e Documentação e Diretor da Biblioteca Central (em dois períodos). Publicou os livros: Uso de informações científicas e técnicas no Brasil, com Victor Rosenberg (1983); Bases de dados e bibliotecas brasileiras (1984); Documentação de hoje e de amanhã, com Jaime Robredo (1986 e 1994); Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia (2a. ed., 2016); Dicionário de biblioteconomia e arquivologia (2008), com Cordélia R. O. Cavalcanti; Manual de fontes de informação (2.ed. 2020); Manual de estudo de usuários da informação (2015), com Sueli Amaral e Edmundo Dantas. Atua na pesquisa e docência nas áreas de informação científica e tecnológica, biblioteca digital, estudo de usuários e biblioteca universitária. Editor da Revista Ibero-americana de Ciência da Informação [http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/index]; é colunista do blog Biblioteca do Bibliotecário [ https://www.facebook.com/bibliotecadobibliotecario/].

Citas

CUNHA, Murilo Bastos da. A ausência da biblioteca escolar e o meio milhão de zeros no ENEM. Infohome, janeiro 2015. Disponível em: https://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=880 Acessado em: 2 jan. 2020.

DEMO, Pedro. Brasil no PISA 2018. UnB Notícias, 9 dez. 2019. Disponível em: https://www.noticias.unb.br/artigos-main/3741-brasil-no-pisa-2018 Acessado em: 5 de jan. 2020.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÃSIO TEIXEIRA (INEP). ENEM. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/enem Acessado em 5 de jan. 2020.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÃSIO TEIXEIRA (INEP). PISA. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/pisa Acessado em: 5 jan. 2020.

Publicado

2020-02-14

Cómo citar

Cunha, M. B. da. (2020). Puntajes ENEM y PISA y ausencia de bibliotecas escolares en el Brasil. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(1), 1–4. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29616

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >> 

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.