Informação, Memória e Documento: estudo sobre as associações japonesas em Marília, São Paulo

Autores

  • Natacha Kajimoto Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Lidia Eugenia Cavalcante Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Marcia Cristina Carvalho Pazin Vitoriano Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v10.n1.2017.2480

Palavras-chave:

imigração japonesa, cultura informacional, informação, Marilia (Sâo Paulo Brasil), memória e identidade, preservação da memória

Resumo

Os primeiros japoneses chegaram a Marília em 1926 e, já em 1930, foi fundada a primeira associação japonesa nessa cidade, o Nikkey Clube de Marília. Em 1945, outra associação foi fundada, a Associação Esportiva e Cultural Okinawa de Marília (AECOM). Essas duas associações trouxeram contribuições essenciais para a disseminação da cultura japonesa e para a construção da identidade dos imigrantes em Marília e região. Nesse âmbito, esta pesquisa tem como objetivo analisar como se deu o desenvolvimento dessas associações, em relação à cultura informacional, à memória e à identidade japonesa, uma vez que não foram identificados estudos sobre essa contribuição para a referida comunidade e para os brasileiros que vivem em Marília. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, usando como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental no acervo histórico do Nikkey Clube de Marília e da Associação Esportiva e Cultural Okinawa de Marília (AECOM), que constituem o universo de pesquisa deste trabalho. Como resultados, demonstramos a importância da criação e manutenção das associações de japonesas como mecanismo de preservação da memória e de transmissão de conhecimento entre seus membros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natacha Kajimoto, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília. Foi Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES 2015/2016). Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Marília; membro do grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) durante a iniciação científica.

Lidia Eugenia Cavalcante, Universidade Federal do Ceará - UFC

Pós-doutora em Ciência da Informação pela Université de Montréal (2007), com pesquisa sobre memória e patrimônio digital: políticas e ações em bibliotecas públicas. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem (1994). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (1992).É professora associada do Departamento de Ciências da Informação, da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação da informação, tecnologia social e desenvolvimento local, memória social e patrimônio, gestão da informação, competência em informação, aprendizagem colaborativa e educação a distância, gestão do conhecimento e inovação social. Em 2008 atuou como pesquisadora convidada do Centro de Edição Digital, da Universidade de Montreal - Canadá e em 2010 realizou estágio de pesquisa, por quatro meses, na HEC - École de Gestion - Université de Montreal e como pesquisadora convidada do Centro de Estudos e Pesquisas sobre o Brasil - CERB, da Université du Québec à Montreal - UQAM. Desde 2008 coordena o projeto Ler para Crer, de metodologias para a implatação de bibliotecas comunitárias e em 2010 recebeu o Prêmio Viva Leitura pelo referido projeto.

Marcia Cristina Carvalho Pazin Vitoriano, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutora e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo, é bacharel em História pela mesma universidade. Especialista em Organização de Arquivos, pelo IEB/USP. É docente do Departamento de Ciência da Informação, curso de Arquivologia, da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp. Foi responsável técnica de Códice - Memória & Arquivo Ltda, empresa de assessoria para implantação de projetos de gestão documental e memória institucional. Também atuou como Gerente de Documentação e Projetos da Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento. Foi professora do curso de pós-graduação em Gestão Arquivística da Fundação Escola de Sociologia e Política-FESP e do curso Introdução ao tratamento e à política dos arquivos, da PUC/SP (Cedic/Cogeae). Também atuou como docente em cursos de extensão na ARQ-SP e no curso de Especialização em Organização de Arquivos - IEB/USP. É autora de diversos artigos e do livro Arquivos de organizações privadas: funções administrativas e tipos documentais.

Referências

ARAÚJO, A. E. Informação, sociedade e cidadania: práticas informacionais de organizações não governamentais ”“ ONGS brasileiras. Informação & Informação, Londrina, v. 6, n. 1, p.31-54, jan. /jun. 2001.

BELLOTTO, L. H. Arquivos permanentes: tratamento documental. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. 320 p.

CASTELLS, M. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999. 530 p.

HALBWACHS, M. A Memória Coletiva. São Paulo: Vértice, 1990. 189 p.

HANDA, T. O imigrante japonês: história de sua vida no Brasil. São Paulo: T. A. Queiroz; Centro de Estudos Nipo-Brasileiro, 1987.

LE GOFF, J. História e memória. 2. ed. Campinas: Editora UNICAMP, 1992.

NAKAMURA, T. N. Memória e identidades nipo-brasileiras: cultura pop, tecnologias e mediações. São Paulo: M. T. Nakamura, 2013. 98 p.

NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, São Paulo, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.

POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-2012, 1992.

SAKURAI, C. Imigração tutelada: os japoneses no Brasil. Campinas: [s.n.], 2000.

SAKUARI, C.; COELHO, M. P. (Org.). Resistência & integração: 100 anos de imigração japonesa no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2008.

SILVA, V. H. M. K. Um Jornal entre Brasil e Japão: a construção de uma identidade para japoneses no Brasil e brasileiros no Japão. São Paulo: UFSCar, 2008, 171f.

VIEIRA, F. I. S. O japonês na frente de expansão paulista: o processo de absorção do japonês em Marília. São Paulo, Pioneira, Ed. da Universidade de São Paulo, 1973. 272p.

Downloads

Publicado

2021-03-29

Como Citar

Kajimoto, N., Cavalcante, L. E., & Vitoriano, M. C. C. P. (2021). Informação, Memória e Documento: estudo sobre as associações japonesas em Marília, São Paulo. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 10(1), 67–85. https://doi.org/10.26512/rici.v10.n1.2017.2480

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.