As notas do ENEM e do PISA e a ausência de bibliotecas escolares no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29616Palavras-chave:
biblioteca escolar. hábito de leitura.Resumo
O editorial comenta a importância da existência da biblioteca escolar no contexto brasileiro. Aponta que os fracos resultados obtidos pelos estudantes nos exames do ENEM e do PISA podem estar correlacionados com a ausência da biblioteca no contexto escolar. Além disso, são comentados os artigos incluídos no primeiro número de 2020 da Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação.
Downloads
Referências
CUNHA, Murilo Bastos da. A ausência da biblioteca escolar e o meio milhão de zeros no ENEM. Infohome, janeiro 2015. Disponível em: https://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=880 Acessado em: 2 jan. 2020.
DEMO, Pedro. Brasil no PISA 2018. UnB Notícias, 9 dez. 2019. Disponível em: https://www.noticias.unb.br/artigos-main/3741-brasil-no-pisa-2018 Acessado em: 5 de jan. 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÃSIO TEIXEIRA (INEP). ENEM. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/enem Acessado em 5 de jan. 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÃSIO TEIXEIRA (INEP). PISA. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/pisa Acessado em: 5 jan. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Murilo Bastos da Cunha
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.