Formativas Aprendizagens Com Darcy Ribeiro, Um Centenário De Lições

O Legado De Utopias E As Reflexões Em Prol Das Bibliotecas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.43092

Palavras-chave:

Memória., Identidade nacional., Formação sociocultural., Educação., Universidade de Brasília

Resumo

O estudo analisa o empenho teórico do antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997) diante as políticas públicas educacionais e sociais em torno da qualidade e da valorização latinoamericana. Objetiva-se assinalar princípios e postulados de Darcy Ribeiro que vão ao encontro do parâmetro formativo e transformador das bibliotecárias e da prática de leitura no país. Dessa forma, é importante demonstrar que o pensamento darcyniano, abre novos espaços de críticas e debates sobre os dilemas e questões do propósito da educação, tanto quanto, também importa perceber em que medida seus esforços epistêmicos constitui um legado ou herança para se pensar no fazer prático da biblioteconomia. A metodologia envolve uma pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo, consulta-se a trechos da obra e dos depoimentos de Darcy Ribeiro para traçar paralelos que focalizam que o tema leitura são algo imprescindível ao futuro e ao progresso do Brasil. Os resultados indicam um legado social, refletindo a visão progressista para as áreas da educação e da cultura de Darcy Ribeiro e, as diversas contribuições servem para se pensar o paradigma social da Ciência da Informação, fortalecendo e apoiando a abordagem sócio-cognitiva e informacional. Conclui-se que Darcy foi visionário, construtor de instituições e, sobretudo, um intelectual que apostou no Brasil, as memórias de Darcy projetam um futuro de esperança e próspero para todos – uma fonte inspiradora de políticas públicas, bibliotecas e universidade que vão crescendo e desdobrando suas potencialidades.

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Biografia do Autor

Marcelo Calderari Miguel, Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Vitória, ES, Brasil

Bibliotecário e Administrador pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFES) - Linha 2 - Memória, Representação e Informação; Especialista em Educação Científica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq - DGP Reg. Nº: 8448/2017) Tabularium - Políticas de Arquivos: Observatório no Estado do Espírito Santo; desenvolvendo estudos empíricos e teóricos quanto à política, gestão, memória, patrimônio e preservação de documentos arquivísticos no Estado do Espírito Santo, nos variados suportes, nos arquivos públicos e privados. 

Sandra Maria Souza de Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo, Campus Goiabeiras, Vitória - ES, Brasil

Pesquisadora, Bibliotecária escolar, Animadora Cultural e Poetisa. Atua também com consultoria acadêmica. Pós graduada em MBA em Biblioteconomia pelo Instituto Faculdade Alfa – Alfamérica. Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes | https://orcid.org/0000-0002-7418-1874. | Sandra Maria Souza de Carvalho <sandramsc@hotmail.com>

Antonio Luiz Mattos de Souza Cardoso, Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Biblioteconomia, Vitória, ES, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Associado do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. Endereço: Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-910| ID Lattes: 5900211605766512.

antonio.cardoso@ufes.br | Professor do Departamento de Biblioteconomia da Ufes, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória - ES | CV: http://lattes.cnpq.br/5900211605766512 | http://orcid.org/0000-0003-2180-3980

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Publicado

2022-08-22

Como Citar

Miguel, M. C., Carvalho, S. M. S. de ., & Cardoso, A. L. M. de S. . (2022). Formativas Aprendizagens Com Darcy Ribeiro, Um Centenário De Lições: O Legado De Utopias E As Reflexões Em Prol Das Bibliotecas. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(2), 516–533. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.43092