Cremilda Medina: pedagogia dos afetos na universidade

Autores

  • Cremilda Celeste de Araújo Medina Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, São Paulo, SP, Brasil
  • Alex Sander Alcântara Lopes de Santana Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, São Paulo, SP, Brasil
  • Gean Oliveira Gonçalves Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, São Paulo, SP, Brasil
  • Liana Maria Milanez Pereira Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina, São Paulo, SP, Brasil
  • Luiza da Silva Bodenmuller Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4782-7676
  • Sonia Regina Soares da Cunha Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4209-3754

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n2.2020.30889

Palavras-chave:

pedagogia dos afetos. Epistemologia. diálogo social. signo da relação.

Resumo

Este artigo apresenta a experiência pedagógica de Cremilda Medina, jornalista, pesquisadora e professora titular sênior da Universidade de São Paulo (USP). Nas etapas de mais de cinco décadas, resumem-se aqui diferentes momentos da mediação social dialógica, eixo central de sua proposta pedagógica, fixado em 19 livros de autoria da pesquisadora e mais de 50 coletâneas por ela organizadas. O estudo reflexivo qualitativo combina metodologias que se complementam como o estudo de caso, pesquisa histórica documental, bibliográfica, entrevistas e observação-experiência. Entre as possibilidades afetivas da docência praticada por Cremilda Medina destaca-se o conceito de ensino-aprendizagem caracterizado pela ação, e não pela verbalização de conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cremilda Celeste de Araújo Medina, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, São Paulo, SP, Brasil

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil(1986)
Professor Sênior da Universidade de São Paulo , Brasil

Alex Sander Alcântara Lopes de Santana, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, São Paulo, SP, Brasil

Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil (2009).
Repórter do Editora Segmento , Brasil.

Gean Oliveira Gonçalves, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, São Paulo, SP, Brasil

Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil(2017).
Assistente (monitor PAE) de disciplina da Universidade de São Paulo , Brasil.

Liana Maria Milanez Pereira, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina, São Paulo, SP, Brasil

Doutorado em Programa em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo, Brasil(2017).
Colaborador - Redatora do portal comKids do Centro Brasileiro de Midia para Crianças e Adolescentes , Brasil.

Luiza da Silva Bodenmuller, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, São Paulo, SP, Brasil

Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil(2019).
Gerente de inovação do Aos Fatos , Brasil.

Sonia Regina Soares da Cunha, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, São Paulo, SP, Brasil

Mestrado em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil(2012)
Pesquisadora e Docente PAE Telejornalismo da Universidade de São Paulo , Brasil

Referências

BLASQUES, Marcia. Jornalismo e ciência: tecendo propostas para um diálogo possível. Dissertação. (Mestrado em Ciências da Comunicação) .Escola de Comunicações e Arte da USP, São Paulo, 2005.

BLASQUES, Marcia. Navegar é preciso: Jornalismo, autoria e colaboração. Tese. (Doutorado em Ciências da Comunicação). Escola de Comunicações e Artes da USP, São Paulo, 2010.

BLASQUES, Marcia. Diálogo dos afetos. In: MEDINA, C. Ato Presencial: mistério e transformação. São Paulo: Casa da Serra, 2016. p. 85-98.

FOGAÇA, Katiuscia C.L. A árvore frondosa de dourados frutos. In: MEDINA, C. Ato Presencial: mistério e transformação. São Paulo: Casa da Serra, 2016. p. 103-109.

FOGAÇA, Katiuscia C.L. A vida é apenas um passatempo, até o tempo passar. In: MEDINA, C. (org.). Reproposta para todas as idades. São Paulo: ECA-USP, 2019.

ISHI, Angelo. Memórias póstumas de um estudante da Medicina. In: Jornal do Campus de 14/09/1987, São Paulo: CJE ECA-USP, 1987. p. 7.

ISHI, Angelo. "Ichigo-ichie", a presença insubstituível. In: MEDINA, C. Ato Presencial: mistério e transformação. São Paulo: Casa da Serra, 2016. p.121-123.

MEDINA, Cremilda. Notícia: um produto à venda: jornalismo na sociedade urbana e industrial. São Paulo: Alfa-Ômega, 1987.

MEDINA, Cremilda. Jornalismo e a epistemologia da complexidade. In: MEDINA, C. (org.) Novo Pacto da Ciência, I Seminário Transdisciplinar: A crise de paradigmas. Anais. São Paulo: ECA/USP, 1991.

MEDINA, Cremilda. (org.). Guia das Almas. São Paulo: ECA/USP, 1993. (Coleção São Paulo de Perfi, v. 13).

MEDINA, Cremilda. (org.). Nau dos desejos. São Paulo: ECA/USP, 1994. (Coleção São Paulo de Perfil, v. 14).

MEDINA, Cremilda. (org.). Sagas do Espigão, 90 anos de medicina e vida. São Paulo: ECA/USP, 2002. (Coleção São Paulo de Perfil, v. 24).

MEDINA, Cremilda. A arte de tecer o presente: narrativa e cotidiano. São Paulo: Summus, 2003.

MEDINA, Cremilda. O signo da relação: comunicação e pedagogia dos afetos. São Paulo: Paulus, 2006.

MEDINA, Cremilda. Ato Presencial: mistério e transformação. São Paulo: Casa da Serra, 2016.

Downloads

Publicado

2020-04-14

Como Citar

Medina, C. C. de A. ., Santana, A. S. A. L. de ., Gonçalves, G. O. ., Pereira, L. M. M. ., Bodenmuller, L. da S., & Cunha, S. R. S. da. (2020). Cremilda Medina: pedagogia dos afetos na universidade. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(2), 583–591. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n2.2020.30889

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.