Cursos MOOC em bibliotecas universitárias: uma ideia de serviço para a Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v16.n3.2023.42514

Palavras-chave:

Massive Open Online Course, Inovação, Biblioteca universitária

Resumo

O presente artigo apresenta a proposta de protótipo de serviço a ser promovido no contexto da Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina (BU UDESC), voltado para aprendizagem no formato Massive Open Online Course (MOOC) sob gestão da Biblioteca. O protótipo utiliza o Wordpress e a plataforma Moodle como ferramentas tecnológicas para divulgação, acesso e hospedagem do serviço. A escolha das ferramentas considerou a baixa complexidade de seu uso, possibilidade de customização e acesso aberto. O protótipo abrangeu também a perspectiva dos fluxos processuais, uma vez que são entendidos como elementos chave de uma perspectiva inovadora do uso dessas ferramentas no contexto das bibliotecas universitárias. Fez-se pesquisa bibliográfica da literatura nacional e internacional e pesquisa documental a fim de compreender o conceito e o cenário dos cursos MOOC no contexto das bibliotecas brasileiras. Conclui-se como sendo inovadora ao propor a oferta de cursos para comunidade interna e externa da Universidade em diferentes áreas do conhecimento e conteúdos nem sempre diretamente ligados à BU. Compreende que o MOOC não só exige à biblioteca o exercício dos seus papéis tradicionais no auxílio à comunidade como também é oportuno na construção de comunidades que cooperam na produção e difusão de conhecimentos.

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Biografia do Autor

Eliane Dittrich, Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

Graduação em Biblioteconomia com Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é bibliotecária da Universidade do Estado de Santa Catarina, atuando no Setor de Desenvolvimento de Coleções, Processamento Técnico dos materiais especiais e dos objetos da Biblioteca das Coisas. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/FAED/UDESC)

Juliane Fonseca Soares, Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2015) e Direito pela Faculdade Anhanguera do Rio Grande (2014). Atualmente atua como Bibliotecária na Universidade Federal de Santa Catarina, exercendo suas atividades na Biblioteca Setorial do Colégio Aplicação (BSCA/BU/UFSC). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/FAED/UDESC)

Mário Cesar Machado, Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

Graduação em História pela Faculdade de Educação FAED/UDESC (1999) e Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação FAED/UDESC (1990). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/FAED/UDESC).

Jordan Paulesky Juliani, Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Vale do Itajaí (1999), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC (2008). Atualmente, lotado no Departamento de Educação Científica e Tecnológica no CEAD-UDESC. Desde 2013 compõe o corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da UDESC.

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Publicado

2023-11-08

Como Citar

Dittrich, E., Soares, J. F., Machado, M. C., & Juliani, J. P. (2023). Cursos MOOC em bibliotecas universitárias: uma ideia de serviço para a Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 16(3), 494–517. https://doi.org/10.26512/rici.v16.n3.2023.42514