Cursos MOOC em bibliotecas universitárias: uma ideia de serviço para a Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v16.n3.2023.42514Palavras-chave:
Massive Open Online Course, Inovação, Biblioteca universitáriaResumo
O presente artigo apresenta a proposta de protótipo de serviço a ser promovido no contexto da Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina (BU UDESC), voltado para aprendizagem no formato Massive Open Online Course (MOOC) sob gestão da Biblioteca. O protótipo utiliza o Wordpress e a plataforma Moodle como ferramentas tecnológicas para divulgação, acesso e hospedagem do serviço. A escolha das ferramentas considerou a baixa complexidade de seu uso, possibilidade de customização e acesso aberto. O protótipo abrangeu também a perspectiva dos fluxos processuais, uma vez que são entendidos como elementos chave de uma perspectiva inovadora do uso dessas ferramentas no contexto das bibliotecas universitárias. Fez-se pesquisa bibliográfica da literatura nacional e internacional e pesquisa documental a fim de compreender o conceito e o cenário dos cursos MOOC no contexto das bibliotecas brasileiras. Conclui-se como sendo inovadora ao propor a oferta de cursos para comunidade interna e externa da Universidade em diferentes áreas do conhecimento e conteúdos nem sempre diretamente ligados à BU. Compreende que o MOOC não só exige à biblioteca o exercício dos seus papéis tradicionais no auxílio à comunidade como também é oportuno na construção de comunidades que cooperam na produção e difusão de conhecimentos.
Downloads
Referências
Almenara, J. C.; Cejudo, M. C. L.; Vázquez-Martínez, A. I. Las tipologías de MOOC: su diseño e implicaciones educativas. Revista de Currículum y formación del profesorado. v. 18, n. 1, p. 13-26, jan/abr., 2014. Disponível em: http://www.ugr.es/~recfpro/rev181ART1.pdf. Acesso em: 12 dez. 2021
Araújo, W. S.; Loureiro, J. M. M.; Freire, G. H. A. Bibliotecas, usuários e tecnologias info-comunicacionais: perspectivas e transformações. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 7, n. 2, p. 65-77, 2015. DOI: https://doi.org/10.26512/rici.v7.n2.2014.1874. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1874. Acesso em: 12 dez. 2021.
Bansode, S. Y. Library and Information Science MOOCs: An Indian Scenario. Annals of Library and Information Studies (ALIS). New Delhi, India, v. 66, n. 1, p. 39-45, 2019. Disponível em: http://op.niscair.res.in/index.php/ALIS/article/view/23362. Acesso em 16 out. 2021.
Brown, S. C. Back to the future with MOOCs? Conference: International Conference on Information Communication Technologies in Education, Crete, 2013. In: Morris, L.; Tsolokadis, C. (ed.) Proceedings of the International Conference on Information Communication Technologies in Education, Crete, p. 237-246, July 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/286446299_Back_to_the_future_with_MOOCs. Acesso em 12 dez. 2021.
Cervo, A. L.; Bervian, P. A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2002.
Cormier, D. What is a MOOC? Vídeo do Youtube. Dez. 2010. Disponível em: https://youtu.be/eW3gMGqcZQc. Acesso em: 17 out. 2021.
Deng, Y. Construction of higher education knowledge map in university libraries based on MOOC. Electronic Library, v. 37 n. 5, p. 811-829, Nov. 2019. Disponível em: https://www-emerald.ez74.periodicos.capes.gov.br/insight/content/doi/10.1108/EL-01-2019-0003/full/html. Acesso em: 16 out. 2021.
Evelyn, S. Library as Partner, Negotiator, and Information Wrangler. p. 7-18. In: Alman, S.; Jumba, J. (Org.). MOOCs now: Everything You Need to Know to Design, Set Up, and Run a Massive Open Online Course. Santa Bárbara (CA): ABC-CLIO, LLC, 2017. Disponível em: http://publisher.abc-clio.com/9781440844584. Acesso em 19 out. 2021.
Gamage, D.; Indika, P.; Shantha, F. Exploring MOOC User Behaviors Beyond Platforms. International Journal of Emerging Technologies in Learning, v.15 n.8, p.161-179, 2020. Disponível em: https://rnp-primo.hosted.exlibrisgroup.com/permalink/f/vsvpiv/TN_cdi_doaj_primary_oai_doaj_org_article_75032e68d9c34e52ac5b1e5712f9267f. Acesso em: 12 dez. 2021
Gamage, T.; Kalansooriya, P. An Overview on Massive Open Online Courses (MOOCs) as an e-learning platform: A Review. 14th International Research Conference of General Sir John Kotelawala Defence University, Sri Lanka, 2021. DOI 10.13140/RG.2.2.29201.56164. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/354753802_An_Overview_on_Massive_Open_Online_CoursesMOOCs_as_an_e-learning_platform_A_Review. Acesso em: 16 out. 2021.
Gonçalvez, V. C. Massive Open Online Courses (MOOC) como Recurso de Formação em Bibliotecas Universitárias: um estudo de caso no Politécnico de Leiria. (Dissertação) - Mestrado em Ciência da Educação, Área de Especialização em Tecnologia Educativa. Minho, Portugal: Instituto de Educação. Universidade do Minho, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/63676. Acesso em 10 out. 2021.
Guo, X.; Wu, F.; Zheng, X. What Motives Learner to Learn in MOOC? An Investigation of Chinese University MOOC. International Joint Conference on Information, Media and Engineering, 2019, p. 154-159. DOI: 10.1109/IJCIME49369.2019.00039. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/9066400. Acesso em: 12 dez. 2021
Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás. Certificado Simples. In: Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás. Guia EAD. Ago., 2021. Disponível em: http://guiaead.ifg.edu.br/wiki/index.php/Certificado_Simples. Acesso em: 21 out. 2021.
Langen, T. da S. C.; Mussareli, F.; Carlos, H. da S. Tendências de inovação em bibliotecas mistas. South American Development Society Journal, [S.l.], v. 6, n. 16, abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v6i16p295-320. Disponível em: http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/305. Acesso em: 19 out. 2021.
Lankes, R. D. Expect more: melhores bibliotecas para um mundo complexo. São Paulo: FEBAB, 2016.
Mallmann, E. M. Massive/Small Open Online Courses (MOOC/ SOOC) e Recursos Educacionais Abertos (REA): inovação disruptiva na educação online e aberta. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 18, n. 56, p. 84-107, mar. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS04. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/23599. Acesso em: 28 set. 2021.
Mallmann, E. M.; Sonego, A. H. S.; Jacques, J. S.; Alberti, T. F.; Bagetti, S. Implementação de Massive Open Online Courses (MOOC) no âmbito de programas institucionais de capacitação em ambientes virtuais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR À DISTÂNCIA (ESUD), 11, 2014, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Unirede, 2014. Disponível em: http://esud2014.nute.ufsc.br/anais-esud2014/files/pdf/127779.pdf. Acesso em: 09 out. 2021.
Marconi, M. de A.; Lakatos, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2021.
Marques, P. F. Massive Open Online Course (MOOC): uma análise de experiências pioneiras. 2015. 91 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/131916. Acesso em: 17 out. 2021.
Massis, B. E. MOOCs and the library. New Library World, v. 114, n. 5/6, p. 267-270, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1108/03074801311326894. Acesso em 17 out. 2021.
Muriel-Torrado, E.; Gonçalves, M. Youtube nas bibliotecas universitárias brasileiras: quem, como e para o que é utilizado. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 22, n. 04, p. 98-113, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2994. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/KcqmkrwphcnnX3Ky3yH7mhd/?lang=pt. Acesso em 17 out. 2021.
Naskar, D.; Hasan, N.; Das, A. K. Pattern of social media engagements by the learners of a library and information science MOOC course: an analytical study. Annals of Library and Information Studies (ALIS). New Delhi, India, v. 68, n.1, p. 56-66, 2021. Disponível em: http://op.niscair.res.in/index.php/ALIS/article/view/38038/465479109. Acesso em 16 out. 2021.
Nina, I. Contar e aprender com os MOOCs da Biblioteca Escolar. Blog da RBE, jan. 2018. Disponível em: https://blogue.rbe.mec.pt/contar-e-aprender-com-os-moocs-da-2137178. Acesso em: 16 out. 2021.
Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3. ed. Brasília: FINEP, 2005. Disponível em: http://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf. Acesso em: 17 out. 2021.
Pappano, L. The year of the MOOC. The New York Times, nov. 2012. Disponível em: Disponível em: https://www.lernspielwiese.com/cms/lib07/MN01909547/Centricity/Domain/272/The%20Year%20of%20the%20MOOC%20NY%20Times.pdf. Acesso em 12 dez. 2021.
Petrova, V. The evolution of distance education: from Caleb Philips to the MOOC. Vanguard Scientific Instruments in Management, v. 15, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/354863890_The_evolution_of_distance_education_-_from_Caleb_Philipps_to_the_MOOC. Acesso em: 16 out. 2021.
Pizzani, L.; Silva, R. C. da.; Zornoff, D. de C. M.; Arantes, L. F. A experiência pioneira do ensino a distância em treinamento de usuários de bibliotecas universitárias. RIED: Revista Iberoamericana De Educación a Distancia, v. 15, n. 1, p. 143–158, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.5944/ried.1.15.781. Acesso em 10 out. 2021.
Poddar, N.; Dsouza, R. A study on online v/s tradicional learning: students receptive level. p. 56-64. In: DUTTA, B.; CHAUDHURI, P. Global Education 2050: enchancing global citizenship & online partnerships. Bangalore, Índia: MTC Global, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/354726811_GLOBAL_EDUCATION_2050_Enhancing_Global_Citizenship_Online_Partnerships. Acesso em 16 out. 2021.
Poddar, S. A study on future of e-learning and Massive Open Learning Courses. p.65-71 In: Dutta, B.; Chaudhuri, P. Global Education 2050: enhancing global citizenship & online partnerships. Bangalore, Índia: MTC Global, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/354726811_GLOBAL_EDUCATION_2050_Enhancing_Global_Citizenship_Online_Partnerships. Acesso em 16 out. 2021.
Vianna, B. I. Competência informacional em um contexto de educação aberta: um Portal de conteúdos para o Sistema de Bibliotecas da UFSM – SiB-UFSM. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Santa Maria. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16350. Acesso em: 19 out. 2021.
Teixeira, A.; Mota, J.; Morgado, L; Spilker, M. J. iMOOC: um modelo pedagógico institucional para Cursos Abertos Massivos Online (MOOCs). Educação, Formação & Tecnologias, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 4-12, 2015. Disponível em: https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/177. Acesso em: 22 ago. 2023.
Wu, K. Academic libraries in the age of MOOCs. Reference Services Review, v. 41 n. 3, p. 576-587, ago. 2013. Disponível em: https://doi-org.ez74.periodicos.capes.gov.br/10.1108/RSR-03-2013-0015. Acesso em: 16 out. 2021.
Young, G.; Mclaren, L.; Maden, M. Delivering a MOOC for literature searching in health libraries: evaluation of a pilot project. Health Info and Library Journal, v. 34, 2017, p. 312-318, dez. 2017. Disponível em: https://doi-org.ez74.periodicos.capes.gov.br/10.1111/hir.12197. Acesso em: 16 out. 2021.
Zaduski, J. C. D.; Schlünzen Junior, K.; Santos, D. A. do N. dos. As possibilidades da educação não formal nos Moocs. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, São Paulo, v. 12, n. esp. 2, p. 1243-1266, ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10293/6684. Acesso em: 03 out. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Eliane Dittrich, Juliane Fonseca Soares, Mário Cesar Machado, Jordan Paulesky Juliani
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.