A contribuição das referências dos planos de ensino para a caracterização de domínios: um estudo no curso de Biocombustível do Centro Paula Souza
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.39545Palavras-chave:
Análise de Domínio, Bibliometria, Ensino Superior, Planos de Ensino, Curso de TecnologiaResumo
Esta pesquisa analisa as referências adotadas nas disciplinas ministradas em duas unidades do Curso Tecnológico em Biocombustíveis do Centro Paula Souza a fim de caracterizar o domínio científico fundante da formação dos seus egressos. Ainda, mapeia a rede de citações por bloco de disciplinas – básicas e profissionais-, identificando a proximidade teórico-metodológica entre as duas unidades. O corpus de análise é constituído por 284 referências recuperadas para a unidade Fatec Jaboticabal e 238 referências para a unidade Fatec Araçatuba. Adotam-se procedimentos bibliométricos de análise de citação relacional associados à Análise de Redes Sociais. Como resultados observou-se uma sobreposição moderada de identidade de citação entre as duas unidades de ensino para o grupo de disciplinas do eixo básico e o grupo de disciplinas de Processo de Produção Agrícola, Gestão, Projeto de Trabalho de Graduação e Transversais. Por outro lado, a sobreposição mostrou-se menos significativa para o eixo de disciplinas Processos de Produção de Biocombustíveis. Conclui-se que a metodologia adotada permitiu caracterizar o domínio científico fundante da formação do tecnólogo em Biocombustíveis, em suas duas unidades de ensino, assim como identificar suas similaridades e especificidades quanto às suas identidades de citação, constituídas a partir das referências adotadas nas disciplinas.
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Referências
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