A inclusão da pessoa com deficiência no ensino técnico profissionalizante com o uso da tecnologia assistiva fomentando o trabalho e o crescimento econômico conforme o oitavo objetivo de desenvolvimento sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n2.2020.31640

Palavras-chave:

educação profissional. crescimento inclusivo. crescimento sustentável. inclusão na educação.

Resumo

O trabalho apresenta a concepção do docente de educação profissional sobre a inclusão da pessoa com deficiência no ensino técnico profissionalizante de São Paulo com a utilização de tecnologia assistiva. Esta modalidade de ensino possibilita a inclusão do deficiente no mercado de trabalho, fomentando o oitavo objetivo de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU. O objetivo é investigar a percepção dos docentes,  a caracterização da inclusão da pessoa com deficiência e o uso da tecnologia assistiva, contribuindo com o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno, produtivo e trabalho decente para todos conforme a Agenda 2030. A abordagem utilizada caracteriza-se como pesquisa exploratória e bibliográfica, bem como a utilização de questionários como método. Obteve-se como resultado o conhecimento parcial sobre tecnologia assistiva, a falta de conhecimento adequado do termo inclusão. Fundamentada em conceitos de inclusão, na classificação e no uso das tecnologias assistivas na educação, conclui-se que há precariedade de formação e de informação adequada.

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Biografia do Autor

Andrea Ribeiro Ramos, Centro Estadual de Educação Tecnológica, São Paulo, São Paulo, Brasil

Mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho(2008), graduação em Tecnologia em Automação de Escritórios e Sec. pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo(1999), graduação em Licenciatura em Letras pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas(2006), especialização em Educação a distância: elaboração de material, tutoria e ambientes virtuais pela Universidade Cruzeiro do Sul(2017) e especialização em Língua Inglesa e Tradução: estratégias de ensino pela Universidade Paulista(2003).

Roberto Kanaane, Centro Estadual de Educação Tecnológica, São Paulo, São Paulo, Brasil

Graduado em Psicologia pela Universidade Mogi das Cruzes (1974), Mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1984) e Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (1989). Professor e Orientador dos Programas de Mestrado Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Pesquisador junto ao CNPq no grupo de pesquisa em Gestão de Operações e Logística (Sistemas Produtivos); no grupo Gestão e Avaliação (Educação); no grupo de pesquisa Práticas da Educação Profissional e Tecnológica e Educação Corporativa. Desenvolve pesquisas no âmbito do Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento de Competências voltadas ao Ensino Técnico e Tecnológico. Coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública; Gestão Ambiental e Meio Ambiente; Pós em Sistemas de Gestão Integrada (SGI) e Pós em Gestão Estratégica de Pessoas nas Organizações Públicas. Experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando principalmente em: Gestão do Conhecimento; Processos Socioprofissionais; Comportamento Ético em Hospitalidade. Sócio-Diretor da Roka Consultoria em Gestão de Pessoas. Autor de livros nas áreas de Gestão Pública; Comportamento Humano nas Organizações; Treinamento e Desenvolvimento do Potencial Humano. Membro da Academia Paulista de Psicologia.

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Publicado

2020-05-18

Como Citar

Ramos, A. R., & Kanaane, R. (2020). A inclusão da pessoa com deficiência no ensino técnico profissionalizante com o uso da tecnologia assistiva fomentando o trabalho e o crescimento econômico conforme o oitavo objetivo de desenvolvimento sustentável. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(2), 704–719. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n2.2020.31640

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