Competência em informação como práxis: uma opção pela abordagem cartográfica

Autores

  • Gerson Moreira Ramos Junior Universidade Federal do Espírito Santo,Departamento de Biblioteconomia, Vitória, ES, Brasil
  • Marta Leandro da Mata Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Biblioteconomia, Vitória, ES, Brasil
  • Meri Nadia Marques Gerlin Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Biblioteconomia, Vitória, ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n2.2020.31220

Palavras-chave:

competência em informação. Práxis. Fenomenografia. método cartográfico. emancipação.

Resumo

O presente estudo aborda a Competência em Informação numa perspectiva teórica crítica, visando o desenvolvimento emancipatório dos sujeitos, por meio do conhecimento dos agenciamentos e maquinações que operam para a manutenção de uma estrutura de exploração e dominação via instrumentalização da Razão na relação Indivíduo e Informação. Propondo a competência em informação como práxis e o método cartográfico como possibilidade para a construção de uma abordagem crítica. Teve-se como objetivo compreender o Método Cartográfico como opção para o desenvolvimento crítico da Competência em Informação, orientado para a mediação e interações relacionais e ideológicas que são operadas por meio da informação. A pesquisa é caracterizada como bibliográfica, realizando-se uma revisão de literatura acerca da competência em informação e da cartografia; também buscou-se realizar um levantamento bibliográfico por meio do Repositório Institucional do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, constatando-se uma lacuna de produções acadêmicas em Ciência da Informação neste âmbito. Considera-se que este método possibilita uma visão propositiva da realidade e atenta a seus processos construtivos, por via, associativa e transversal, que propicia a Competência em Informação a colocar-se em outros termos na problemática da emancipação na sociedade do século XXI pela via informacional.

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Biografia do Autor

Gerson Moreira Ramos Junior, Universidade Federal do Espírito Santo,Departamento de Biblioteconomia, Vitória, ES, Brasil

Especialização em Oratória, Transversalidade e Didática da Fala para Formação de Professores pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil(2018). Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Marta Leandro da Mata, Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Biblioteconomia, Vitória, ES, Brasil

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil(2014). Professora do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Meri Nadia Marques Gerlin, Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Biblioteconomia, Vitória, ES, Brasil

Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil(2015). Professora do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

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Publicado

2020-04-28

Como Citar

Ramos Junior, G. M. ., Mata, M. L. da ., & Gerlin, M. N. M. . (2020). Competência em informação como práxis: uma opção pela abordagem cartográfica. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(2), 636–651. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n2.2020.31220