Personalização de serviços de informação oferecidos na web: estudo do Portal de Periódicos da CAPES

Autores

  • Katyusha Madureira Loures de Souza Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

marketing da informação, mediação de serviços, personalização, Portal de Periódicos da CAPES, serviços de informação

Resumo

A pesquisa teve como objetivo verificar nas bibliotecas das instituições de ensino superior federais participantes do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o impacto das possibilidades de personalização na prestação dos serviços de informação oferecidos no Portal de Periódicos da CAPES pelos mediadores e helpdesks aos usuários finais do Portal nestas instituições. Foi analisada a versão 2009 do Portal de Periódicos com relação à conceituação vista na revisão de literatura sobre portais, o perfil dos mediadores e helpdesks, dos serviços prestados por estes profissionais e o impacto da personalização dos serviços oferecidos no Portal pelos mediadores desses serviços que atuam nas bibliotecas pesquisadas. A base metodológica utilizada foi a triangulação de técnicas: análise documental, entrevista estruturada por telefone com as helpdesks e questionário online encaminhado aos diretores de biblioteca das 55 instituições federais e às 13 helpdesks do Portal. Os diretores identificaram os profissionais mediadores dos serviços oferecidos pelo Portal nas suas instituições para responderem ao questionário online, que ficou disponível para preenchimento durante 20 dias. A literatura revisada abordou a temática da gestão da informação e do conhecimento, marketing da informação, estudos de usuários, portais e personalização de serviços de informação via web. Verificou-se que nas bibliotecas pesquisadas, os profissionais que atuam na mediação dos serviços de informação oferecidos no Portal prestam esses serviços aos usuários da instituição em meio a outras atividades desempenhadas geralmente na seção de referência das bibliotecas. A personalização dos serviços de informação oferecidos na versão 2009 do Portal de Periódicos demanda maior compreensão dos conceitos adotados em relação à personalização. O impacto sentido pelos mediadores e helpdesks do Portal de Periódicos nas bibliotecas pesquisadas foi relativo à nova postura crítica dos usuários finais do Portal, no sentido do questionamento sobre o uso da ferramenta de metabusca e a possibilidade de obterem as informações no Portal de forma personalizada e a sua contribuição, de modo geral para as pesquisas que forem realizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katyusha Madureira Loures de Souza, Universidade de Brasília - UnB

Mestre em Ciência da Informação e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília, possui experiência na área de Gestão do Conhecimento e da Informação e Arquitetura de Informação. Possui interesse principalmente nos temas: planejamento e gerência de sistemas de informação e bibliometria. Participou entre 2003 e 2010 do Grupo de Pesquisa em Marketing da Informação listado no diretório do CNPq e liderado pela professora. Dra. Sueli Angelica do Amaral. Atualmente é bibliotecária do Portal de Periódicos da CAPES e está responsável pelo acompanhamento do Projeto de Atualização Funcional e Tecnológica do Portal de Periódicos, Banco de Teses e Desenvolvimento de Coleções. É doutoranda pelo Programa de Pós-graduação Educação em Ciências da UFRGS.

Downloads

Publicado

2015-05-04

Como Citar

Souza, K. M. L. de. (2015). Personalização de serviços de informação oferecidos na web: estudo do Portal de Periódicos da CAPES. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 8(1), 102–103. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2017

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.