Competências em informação no marco do Plano Nacional de Leitura do Uruguai: Ações para a inclusão social
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v8.n1.2015.1893Keywords:
Uruguay, information competencies, social inclusion, national reading plan, readingAbstract
Descrevem-se as estratégias que se vêm implementando para promover o desenvolvimento das competências em informação no marco do Plano Nacional de Leitura do Uruguai que leva adiante o Ministério de Educação e Cultura, como política pública de alcance nacional. As mesmas estão orientadas aos contextos sócio-econômicos vulneráveis e acompanham os processos de formação de promotores e animadores de leitura. Analisam-se e avaliam as experiências levadas cabo com populações objetivo que não pertencem ao âmbito educativo formal, em especial as orientadas a responsáveis de espaços de leitura tais como bibliotecas populares, comunitárias e públicas, entre outros. Se consideram as novas formas de leitura no meio digital no processo de aquisição e fortalecimento das competências em informação para garantir a equidade no acesso e democratização da informação e o processo de construção do conhecimento. Propõem-se os elementos essenciais para a elaboração do um modelo de alfabetização em informação para integrar ao Plano Nacional de Leitura que articule e coordene com outros âmbitos a nível nacional e contribua desde sua ótica à inclusão social dos indivíduos.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License 4.0, allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: distribute to an institutional repository or publish as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation the published work.