Emoções de necessidade de relacionamento e motivos pessoais ao compartilhar informações entre adolescentes

  • Gabriel Navarro Carretero Centro Informajoven, Servicio de Juventud, Ayuntamiento de Murcia, Murcia, España
Palavras-chave: adolescentes. Comportamento informacional. Estudo de usuários. Redes sociais.

Resumo

O comportamento informacional tem aspectos de colaboração, uma vez que a maioria dos comportamentos aplicados nos processos de busca e uso da informação é realizada em interação com outras pessoas. Novas abordagens trabalham o "comportamento informacional colaborativo", ou seja, o comportamento de uso da informação que é expressamente direcionado ao uso de outra ou de outras pessoas pertencentes a redes pessoais de um sujeito. É uma conduta individual e de grupo de busca, recuperação e uso de informações, que pode incluir informações encontradas acidentalmente, expressamente direcionadas para o benefício de outras pessoas. Na pesquisa realizada, investigamos as diferenças entre dois grupos de jovens de diferentes níveis educacionais (n: 94), quando compartilham informações, e a influência nesse comportamento das emoções e sentimentos de necessidade de relacionamento e motivos pessoais. Nós expomos dois casos práticos para os participantes, que consistem em procurar uma informação que eles querem de conteúdo de lazer, e outro de conteúdo educacional, para compartilhá-los, uma vez que os conteúdos estão localizados através de seus dispositivos móveis. Posteriormente, eles responderam a um teste, registrando suas observações sobre o que aconteceu quando compartilhavam o conteúdo. Os resultados obtidos indicam que, de acordo com o nível acadêmico, os jovens utilizam diferentes meios pra disseminação de informações. Existem também diferentes tipos de emoções e motivações de relacionamento como fatores que interferem no compartilhamento de informações.

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Publicado
2018-12-17
Como Citar
Navarro Carretero, G. (2018). Emoções de necessidade de relacionamento e motivos pessoais ao compartilhar informações entre adolescentes. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 12(2), 310-340. https://doi.org/10.26512/rici.v12.n2.2019.20630