Além do que se vê: o uso e o pós-uso da informação orgânica arquivística

Autores

  • Rodrigo Fortes de Àvila Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

Comportamento informacional;, Estudos de usuários;, Serviços de arquivo;, Usuários de informação

Resumo

Esta pesquisa visa compreender a questão do uso da informação orgânica arquivística por intermédio de uma perspectiva condicionada ao esquema de tomada de decisão do usuário e ao seu comportamento diante do uso das informações. Dessa maneira, o arquivo é encarado com um serviço de acesso à informação, levando-se em consideração a intensa contribuição do campo de estudo do comportamento informacional. Diante disso, analisa-se o nível de pertinência do registro na resolução do problema suscitado, o impacto do objeto informacional nos processos organizacionais e até que ponto o documento de arquivo logrou o êxito almejado. Para isso, três cenários são estudados em três organizações distintas. O primeiro cenário engloba o usuário e seu ambiente de trabalho; o segundo destaca as formas de utilização dos documentos de arquivo. E por último, a imagem que o gestor apresenta do arquivo enquanto serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Fortes de Àvila, Universidade de Brasília - UnB

Docente da Universidade Estadual da Paraíba. Mestre em Ciência da Informação na Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa de Gestão da Informação e do Conhecimento (2011), tendo a dissertação o título: Além do que se vê: uso e pós-uso da informação orgânica arquivística, na especialidade de estudo de usuários ou comportamento informacional. Contribuiu para as atividades de docência na equipe da disciplina de Diplomática e Tipologia Documental da Universidade de Brasília (UnB) de 2009 a 2011, tendo como foco principal o uso de blogs discentes como instrumento de aprendizagem (http://diplomaticaetipologia.blogspot.com.br/). Bacharelado em Arquivologia pela Universidade de Brasília (UnB) no ano de 2005. Graduando em Filosofia na Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia e usuários de arquivo. Professor de cursos preparatórios para concursos públicos de 2005 a 2009. Além disso, participa de projetos relacionados à gestão de documentos institucionais. Coordenador do projeto "Entre a teoria e a práxis: a postura ética e a formação dos graduandos de arquivologia frente às demandas profissionais e de mercado de trabalho na capital da Paraíba (PB), financiado pelo CNPQ.

Downloads

Publicado

2015-09-03

Como Citar

Àvila, R. F. de. (2015). Além do que se vê: o uso e o pós-uso da informação orgânica arquivística. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 8(2), 288. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2133

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações