Para se aproximar de uma canção

Duetos Pedagógicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i01.54582

Palavras-chave:

Voz, Canto, Teatro, Pedagogia Vocal, Pedagogia Teatral

Resumo

Este artigo reflete sobre a importância do diálogo e da colaboração entre pesquisadores para o constante questionamento das práticas pedagógicas no campo da voz e da cena. Para isso, relatamos como se deu o encontro entre as vozes autoras em junho de 2023 e como este fato proporcionou um dueto pedagógico em sala de aula na disciplina denominada Voz no Teatro Musicado I, ministrada na Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), de agosto a novembro do mesmo ano. Discutiremos as intersecções entre as dimensões técnicas, somáticas e contracoloniais da voz e as possíveis desconstruções sobre a prática da voz no contexto do ensino teatral contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Barto Júnior, Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ, São João del Rei/MG, Brasil

Ator, cantor, professor de teatro e pesquisador. Doutorando em Artes Cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes da Cena na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -RJ. Doutorando Sanduíche/ CAPES na Universidad de la República em Montevideo - Uruguay, pela Faculdad de Ciencias de la Educación y Humanidades. Mestre em Artes da Cena pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Licenciado e bacharel em Teatro pela UFSJ, com extensão na Universidad Mayor - Chile e formado no Curso de Preparação para Atores da Cia. Teatro da Pedra, credenciado pelo SATED -MG. Tutor no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal da Bahia. Integra o Grupo de Pesquisa Filosofia Pop - Tecnologias Digitais da Voz nas Artes e na Filosofia na UNIRIO e também, como colaborador externo, o grupo de pesquisa e extensão CASA ABERTA - Música, Memória e Formação do Ator (UFSJ-MG). Desenvolve sua linha de investigação sobre voz, vocalidades e territorialidades, tendo como perspectiva os seus "modos de fazer" e "modos de existir".

Letícia Carvalho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Professora do Departamento de Interpretação da UNIRIO desde 2017. Doutoranda do PPGAC/UNIRIO, Mestre em Artes Cênicas pela mesma instituição, com a dissertação "Um Canto que é escuta: uma investigação da unidade corpo/voz no ator que canta". Possui pós-graduação Latu Sensu em Sociologia e Cultura pela PUC-Rio e graduação em Comunicação Social habilitação Jornalismo pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso. Área de atuação e interesse: o ensino/aprendizagem e a performance da voz falada e cantada. Atua como cantora e preparadora vocal de cantoras, cantores, atrizes, atores e espetáculos teatrais.

Referências

BARTO JÚNIOR, Carlos Henrique. Território Inseguro: Práticas para um canto relacional na formação vocal do ator. Minas Gerais: PPGAC da Universidade Federal de São João del Rei, 2020. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena).

CARVALHO, Leticia. Um Canto que é Escuta. Rio de Janeiro: Synergia, 2019.

CARVALHO, Leticia. O Método Herz de Técnica Vocal: os primeiros movimentos de uma pesquisa. Voz e Cena, v. 1, n. 01, pp. 22–32, 2020. DOI: 10.26512/vozcen.v1i01.31548. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/31548 .

CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Texto & Grafia, 2011.

FERNANDES, Ciane. Movimento e Memória: manifesto da pesquisa Somático-Performativa. Anais Eletrônicos Portal Abrace, Anais do VII Congresso da ABRACE. Porto Alegre, 2012. Disponível em: http://www.portalabrace.org/viicongresso/completos/territorios/Ciane_Fernandes_-_Movimento_e_Mem__ria.pdf . Acesso em: 16/05/2024

FREUD, Sigmund. Além do princípio do prazer. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

GIL, Gilberto. O som da pessoa. Compositor: Gilberto Gil e Bené Fonteles. In: Gil Luminoso. Biscoito fino, 2006. Spotify (1:25)

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MALETTA, Ernani; MONICA, Francesca della. Os espaços que promovem uma dramaturgia da ação vocal. Revista do Programa de Pós-graduação em Arte da UnB, Brasília, v. 14, n. 1, jan./jun. 2015.

MULHERES DO JEQUITINHONHA. Vale do Jequitinhonha. 7 mai. 2024. Instagram @mulheresdojequitinhonha. Disponível em https://www.instagram.com/p/C6q9xTnOHSS/ . Acesso: 20 de maio de 2024.

PEREIRA, Eugênio Tadeu. Práticas lúdicas na formação vocal em teatro. 2a. ed. São Paulo: Hucitec, 2019.

QUILICI, Cassiano Sydow. Artes performativas, modos de percepção e práticas contemplativas. PÓS:Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. v.8, n.15: mai.2018. Disponível em https://eba.ufmg.br/revistapos

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 13. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.

Downloads

Publicado

31-07-2024

Como Citar

Júnior, C. H. B., & Moura, L. C. G. de. (2024). Para se aproximar de uma canção: Duetos Pedagógicos. Voz E Cena, 5(01), 113–132. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i01.54582

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.