O Método Herz de Técnica Vocal

os primeiros movimentos de uma pesquisa

Autores

Palavras-chave:

voz, técnica vocal, método, canto, Angela Herz

Resumo

O presente artigo traz apontamentos iniciais do projeto de pesquisa sobre a metodologia desenvolvida pela professora Angela Herz, ao longo de seus mais de 30 anos de prática de pesquisa sobre a voz. O texto traz apontamentos sobre a Bioenergética de Alexander Lowen e a Antiginástica de Thérèse Bertherat, que inspiraram Herz no início de sua trajetória de investigação. São apresentados, de forma introdutória, alguns fundamentos do Método Herz, que se apoia na percepção e mobilização das energias vitais do corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leticia Carvalho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Leticia Carvalho é cantora, atriz e pesquisadora da voz, do canto e da cena. Professora do Departamento de Interpretação da Escola de Teatro da UNIRIO, coordena o projeto de Extensão Polifonia e é também doutoranda do Programa de Pós-graduação da mesma instituição. Participa do grupo de pesquisa Vocalidade & Cena.

Referências

BERTHERAT, Thérèse; BERNSTEIN, Carol. O corpo tem suas razões: antiginástica e consciência de si. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1987.

CARVALHO, Leticia. Um Canto que é escuta. Rio de Janeiro: Synergia, 2019.

LOWEN, Alexander. Bioenergética. Tradução de Maria Silvia Mourão Netto. São Paulo: Summus, 1982.

GROTOWSKI, Jerzy. A Voz. In: FLASZEN, Ludwik; POLLASTRELLI, Carla (orgs.). O Teatro-Laboratório de Jerzy Grotowski: 1959-1969. São Paulo: Fondazione Pontedera Teatro/Sesc-SP/Perspectiva, 2007. pp. 137-162.

GROTOWSKI, Jerzy. Resposta a Stanislavski. [1969], tradução de Ricardo Gomes. Revista Folhetim nº.9, 2001, pp. 02-22. Disponível em: https://livrethos.files.wordpress.com/2013/05/folhetim9.pdf. Acesso em 14 de maio de 2020.

Downloads

Publicado

29-06-2020

Como Citar

Carvalho, L. (2020). O Método Herz de Técnica Vocal: os primeiros movimentos de uma pesquisa. Voz E Cena, 1(01), 22–32. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/31548

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo