Laboratório de criatividade vocal
tópicos para uma reflexão sobre a aprendizagem do ator
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48278Palavras-chave:
Criatividade e processos de criação, Investigação Vocal, Teatro, AtorResumo
O trabalho se dedica a abordar a questão da criatividade no contexto de laboratórios de experimentação vocal. Inspirarão as reflexões em torno de tais questões, as proposições de Faya Ostrower no livro Criatividade e Processos de Criação, que serão desdobradas em sugestões metodológicas para o trabalho de uma individualidade criadora que se expressa principalmente, mas não unicamente, pela voz. Parte-se da hipótese de que a partir do estudo da criatividade e seus aspectos constituintes é viável a estruturação de proposições metodológicas para o desenvolvimento criativo do uso da voz. Dos tópicos apresentados por Ostrower, três servirão de ponto de partida para o encaminhamento das reflexões presentes: O fomento da interação social, o trabalho da sensibilidade individual e o uso da intuição nos processos vocais de criação.
Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993
BONFITTO, Matteo. O ator-compositor: as ações físicas como eixo: de Stanislávski a Barba. São Paulo: Perspectiva, 2006.
BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 1998, p.19-32.
FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo movimento. São Paulo: Summus, 1977.
GAIARSA, José. Respiração e Circulação. São Paulo: Brasiliense: 1987.
GROTOWSKI, J. Em busca de um teatro pobre. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.
KANT, Immanuel. Crítica à razão pura. São Paulo: Edições e Publicações Brasil, 1956
MALETTA, Ernani de Castro. A dimensão espacial e dionisíaca da voz com base nas propostas de Francesca Della Mônica: resgatando liberdade expressiva e identidade vocal. Urdimento. v. 1, n. 22. Florianópolis: UDESC, 2014. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014039/3212 . Acesso em 09 mar. 2021.
OSTROWER. Faya. Criatividade e processos de criação. 17.ed., Petrópolis: Vozes, 1987
PEREIRA, Jorge Tadeu. Aquecimento vocal na prática cênica: múltiplas vozes. Rio de Janeiro: Synergia, 2019
VARGENS, Meran. A voz articulada pelo coração. 1ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2013
VERGARA, Sylvia Constant. Razão e Intuição na tomada de decisão: uma abordagem exploratória. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, jul../set. 1991. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/8941 . Acesso em: Acesso em 09 mar. 2021.
VERGARA, Sylvia Constant. Sobre a razão e Intuição na tomada de decisão. Revista .de Administração Pública. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, abr./jun. 1993. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/8673 . Acesso em: Acesso em 09 mar. 2021.
WEINECK, Jurgen. Biologia do Esporte. Tradução de Anitta Viviani; revisão científica Valdir Barbanti. São Paulo: Manole, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.