Ninguém faz samba porque prefere

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42941

Palavras-chave:

Música Popular, Religião afro-brasileira, Pontos cantados, Deculturação, Umbanda

Resumo

A proposta deste artigo é analisar as influências das religiões afro-brasileiras, em particular a Umbanda, dentro da expressão musical nacional, com destaque para o samba. Expressão musical que se formou a partir do processo de assimilação, adaptação e deculturação dos ritmos e instrumentos africanos em contato com a cultura branca européia. Procura-se levantar algumas questões acerca das apropriações que inúmeros compositores fizeram e fazem das divindades do panteão afro e dos pontos cantados - cantigas umbandistas - em suas composições musicais.

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Biografia do Autor

Ana Julia Toledo Netto, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Juiz de Fora/MG, Brasil

Licenciada em artes pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre em artes pela Universidade Federal de  Minas Gerais, ministra oficinas de artes e contação de histórias em escolas públicas. Doutoranda pelo PPG Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora, pesquisa performances poéticas, corpo e estesia.  

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Publicado

27-06-2022

Como Citar

Netto, A. J. T. (2022). Ninguém faz samba porque prefere. Voz E Cena, 3(01), 147–165. https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42941

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

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