Corpos Sonoros em Performance
marcas e subjetividades
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i01.31584Palavras-chave:
Corpo, Performance, Subjetividades, Sensorialidade, VozResumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre alguns aspectos dos corpos em situação de performance, observando a integração de movimento, som, gesto. Para isso, dialoga com os seguintes autores: Azevedo, Merleau Ponty, Nóbrega, Pereira, Rolnik e Zumthor. Considerando-se o corpo poético como corpo vivo, sonoro, encarnado no mundo, imerso na sua situação social e cultural, afetando e sendo afetado, intenciona problematizar, no contexto das artes performativas, a importância das subjetividades, das marcas e da sensorialidade.
Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
AZEVEDO, Sonia. Memória: criação e recepção nas artes da presença. In: Anais do VII Congresso ABRACE, TEMPOS DE MEMORIA: Vestígios, Ressonâncias e Mutações. Porto Alegre, 2012.
AZEVEDO, Sonia. O Papel do Corpo no Corpo do Ator. São Paulo: Perspectiva, 2017.
CARLSON, Marvin. Performance, uma introdução crítica. Belo Horizonte. UFMG, 2009.
DAL FARRA, Zebba. Palavra Muda. In: MEDEIROS, Fábio Henrique Nunes. Contação de Histórias: Tradição, Poéticas e Interfaces. São Paulo: Edições SESC, 2015. pp. 274-287.
FERREIRA, Gilmar Leite. Corpo e Poesia: para uma educação do sensível. Curitiba: Appris, 2017.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 4ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
NÓBREGA, Terezinha Petrucia. Corporeidades... Inspirações Merleau-Pontianas. NATAL: Editora do IFRN, 2016.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
PEREIRA, Eugênio Tadeu. PEREIRA, Eugênio Tadeu. Práticas Lúdicas na Formação Vocal em Teatro. 1ª ed. São Paulo: Hucitec, 2015.
ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo e devir Uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico, Cadernos de Subjetividade, v. 01, n. 02, pp. 241-251, PUC/SP. São Paulo, set./fev., 1993.
ROLNIK, Suely. Uma Insólita Viagem à Subjetividade. Fronteiras com a Ética e a Cultura. In: LINS, Daniel (Org.). Cultura e Subjetividade: saberes nômades. Campinas: Papirus, 1997. pp. 25-34.
SCHECHNER, Richard. O que é performance? In: Performance studies: an introduccion, second edition. New York & London: Routledge, pp. 28-51, 2006.
SISTO, Celso. Textos e Pretextos sobre a arte de contar histórias. Belo Horizonte: Aletria, 2012.
ZUMTHOR, Paul. Escritura e Nomadismo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.