Vozes Líquidas

A Vocalidade Cênica no espetáculo “Chão de Águas”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i01.36729

Palavras-chave:

Teatro, Música, Voz, Mulheres Intérpretes, Processo Cênico

Resumo

O presente trabalho corresponde a um relato de experiência como integrante do elenco do espetáculo lítero-musical Chão de Águas, realizado nos anos de 2015 e 2017 na cidade de Belém/PA. O espetáculo, composto por uma direção e um elenco exclusivamente formado por mulheres, propôs um encontro entre música, poesia e teatro, apresentando as diversas facetas do elemento água, considerado essencialmente feminino. Neste trabalho, busca-se descrever e propor uma reflexão sobre a vocalidade cênica no espetáculo, considerando que se trata de um processo colaborativo e possui relação com a cultura local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseany Karimme Silva Fonseca, Universidade Federal do Pará - UFPA, Belém/PA, Brasil

Karimme Silva. Paraense. Artista-pesquisadora. Mestra em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/UFPA, na linha de pesquisa de Poéticas e Processos de Atuação em Artes (2021). Autora selecionada pelo Edital 'Trama das Águas' de literatura feminina paraense, na categoria Prosa (2020). Pesquisadora vinculada à Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas / ABRACE desde o ano de 2019. Artesã de cena, palavra e som, transitando entre linguagens cênicas/literárias/musicais. Possui experiência na área de Artes com ênfase em Teatro, Dramaturgia, Encenação e Processos de Criação e experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar, Psicopedagogia e Desenvolvimento Humano. Integrante do grupo de pesquisa ConversAÇÕES: Filosofia, Educação e Arte e do grupo de estudos Transitar, ambos coordenados pela Profª Drª Maria dos Remédios de Brito

Referências

ALEIXO, Fernando Manoel. Corpo-Voz: Revisitando temas, revisando conceitos. Paco Editorial, 2016.

ALEIXO, Fernando Manoel. Corporeidade da voz: voz do ator. Campinas: Editora Komedi, 2007.

ALEIXO, Fernando Manoel. Corporeidade da voz: estudo da vocalidade poética. Dissertação (Mestrado em Artes). Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2004.

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. 1ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

BARBA, Eugenio. Além das Ilhas Flutuantes. São Paulo: Hucitec; Campinas Unicamp, 1991.

BERSELLI, Marcia et al. Processo colaborativo e a busca pela horizontalidade das relações entre as funções da cena: procedimentos, práticas e estratégias de criação. Conceição/Conception, v. 7, n. 2, p. 90-115, 2018.

BETHÂNIA, Maria; COSTA, Gal. Sol Negro. Álbum: Caetano, Gal, Gil & Bethânia, 1968.

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator – da técnica à representação. São Paulo: Unicamp, 2001.

CARVALHO, Vicente de. A Flor e a Fonte. Rosa, rosa de amor... poemas, 1923.

CAYMMI, Dorival. Cantiga da Noiva. Álbum: Caymmi e o Mar. Odeon, 1957.

CAYMMI, Dorival. A Jangada Voltou Só. Álbum: Canções Praieiras. Odeon, 1954.

GODOY, Dalva Maria Alves; SOUZA, Daniela Taiz de. Do ator ao espectador: a voz que toca. DA Pesquisa, v. 4, n. 6, p. 072-079, 2009.

JOBIM, Antônio Carlos; BONFÁ, Luiz. Correnteza. Álbum: Urubu. Warner Music, 1976. Faixa 3.

MARTINS, Janaína Träsel. Processo Compositivo da Vocalidade Poética na Dança-Teatro Flor das Águas. Cena, n. 16, 2014.

MARTINS, Janaína Träsel. Os princípios da ressonância vocal na ludicidade dos jogos de corpo-voz para a formação do ator. 2008.

MARTINS, Janaína Träsel. Processo de criação e composição de ações vocais do ator: relato de uma experiência cênica. In: RABETTI, Maria de Lourdes (org.). Anais do IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Tema: Os trabalhos e os dias das artes cênicas: ensinar, fazer e pesquisar dança e teatro e suas relações. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006.

MARTINS, Janaína Tressel. Integração corpo-voz na arte do ator: considerações a partir de Eugenio Barba. Guberfain JC (organizadora). Voz em Cena. Rio de Janeiro: Revinter, v. 2, p. 33-53, 2005.

MONTEIRO, Wanda. Do Mar. Disponível em: <https://cidadeverde.com/janelasemrotacao/81816/wanda-monteiro-poemas> Acesso em 10 abr 2020.

MOREIRA, Eidorfe. Obras Reunidas – volume 1. Belém: Editora Cejup, 1989.

POWELL, Baden; MORAES, Vinícius de. Canto de Iemanjá. Álbum: Os Afro-sambas, 1966. Faixa: 4.

SANTOS, Moacir. Nanã. Álbum: Coisas, 1964.

SEVERIANO, Jairo; MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo, v. 85, p. 1958-1985, 1998.

VELOSO, Caetano. Lua, Lua. Álbum: Jóia. LP 6349132. Philips, 1975.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

Downloads

Publicado

25-06-2021

Como Citar

Fonseca, R. K. S. (2021). Vozes Líquidas: A Vocalidade Cênica no espetáculo “Chão de Águas”. Voz E Cena, 2(01), 131–149. https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i01.36729

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.