A Palavra Lírica
jogos e desafios da rima em performance
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i01.34335Palavras-chave:
Palavra, Modo Lírico, Rima, Pragmática, Formação para AtuaçãoResumo
Objetiva-se identificar potencialidades comunicativas e determinados desafios que quem atua pode enfrentar na performance de textos teatrais líricos com ênfase na rima, bem como compartilhar as propostas de superação experimentadas. Foram adotados procedimentos de ensaio com três falas-chave de Gota d’água (1975), de Chico Buarque e Paulo Pontes, que permitiram abordar três diferentes formas de rima. Partindo da premissa que tem orientado o grupo de pesquisa Vocalidade & Cena (2003), optou-se por utilizar procedimentos pragmáticos que assumem a palavra em performance como fenômeno que transcende os significados, alçando-se ao ato: abordagem vista como elementar para o tratamento do texto teatral lírico.
Downloads
Referências
BUARQUE Chico; PONTES Paulo. Gota d’água. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.
DAVINI, Silvia. Vocalidade e Cena: Tecnologias de Treinamento e Controle de Ensaio. Folhetim. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, Nº 15, pp. 58-73, outubro-dezembro, 2002.
DAVINI, Silvia; VIEIRA, Sulian. O tempo - A condena. Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte. Brasília: PPG-Arte, Nº 04, pp. 138-48, 2005.
GINZBURG, Jaime. Theodor Adorno e a poesia em tempos sombrios. Alea [online]. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJ, Vol.5, Nº1, pp. 61-69, janeiro-junho, 2003.
JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 2003.
MAIAKOVSKI, Vladmir. Poética: como fazer versos. São Paulo: Global, 1984.
MARQUES, Fernando. A palavra no palco: por que usar o verso em cena. Folhetim. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, Nº 16, pp.82-9, janeiro-abril, 2003.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004.
VIEIRA, Sulian. Abordagem pragmática de textos teatrais e a técnica da microatuação: da letra à voz e à palavra em performance. In: ALEIXO, Fernando (Org.). Práticas e poéticas vocais. Uberlândia: Editora EDUFU, vol. 1, 2014.
VIEIRA, Sulian. A Questão do Estilo no Teatro: Abordagens de Textos Teatrais entre Tradições Estéticas Ocidentais. 2013. 290f. Tese (Doutorado em Arte). Brasília: PPG-Arte, Instituto de Artes - Universidade de Brasília.
VIEIRA, Sulian. Composição de Memória: a letra, o corpo e a palavra em cena. Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte. Brasília: PPG-Arte, v. 14 Nº 01, pp.19-34, 2015.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz a “literatura” medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
ZUMTHOR, Paul. Escritura e Nomadismo. Cotia: São Paulo. Ateliê Editorial, 2005.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.