The Lyrical Word

games and challenges of the rhyme in performance

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i01.34335

Keywords:

Word, Lyrical Mode, Rime, Pragmatic, Training for Performance

Abstract

The objective is to identify communicative potentialities and given challenges that those who act can face in the performance of lyrical theatrical texts with an emphasis on rhyme, as well as share the overcoming proposals experienced. Test procedures were adopted with three key speechs from Gota d’água (1975) by Chico Buarque and Paulo Pontes, which allowed to approach three different forms of the rhyme. Based on the premise that has guided the research group Vocalidade & Cena (2003), we opted to use pragmatic procedures that assume the word in performance as a phenomenon that transcends meanings, rising to the act: approach seen as elementary for treatment of the lyrical theatrical text.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sulian Vieira, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

É Doutora em Arte pela Universidade de Brasília (2013), Mestra em Applied Theatre pela University of Manchester-RU (1999) e Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília (1995). É professora Adjunto da Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília, onde, desde 2002, atua ministrando disciplinas dos eixos de voz, palavra e atuação nos cursos de graduação. No Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pesquisa e orienta pesquisas na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: vocalidades e formação de atores e professores, gêneros performáticos (teatro, poesia e narrativa) e a questão do estilo nos processos pedagógicos e estéticos para o teatro contemporâneo. É Líder do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena (2003) e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Teatro na modalidade UAB da Universidade de Brasília, curso no qual tem atuado também como professora desde 2008. É membro da VASTA (Voice and Speech Trainers Association) desde 2015.

Lucas Rodrigo dos Santos Silva, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

Graduado em Licenciatura em Artes Cênicas e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília, realizou trabalhos comunitários em São Sebastião no Distrito Federal relacionados ao Teatro do Oprimido e suas vertentes poéticas, propôs junto aos Instituto Federal de Brasília polo de São Sebastião e Escola na Rua, oficinas continuadas de Teatro com a comunidade local, reforçando aspectos da memória e da relação dos sujeitos com a cidade. Dirigiu entre os períodos de Outubro de 2017 à Janeiro de 2019 o Coletivo de Teatro Negro Nós que aqui estamos, fomentando ações artísticas e utilizando a linguagem teatral para levantamento e discussões das pautas raciais na cidade de São Sebastião-DF Atuou como Educador Social nos períodos de Junho de 2013 à Junho de 2017 nos programas educacionais oferecidos pela Comunidade Bahá'í tendo como público alvo adolescentes, jovens e adultos. Atuou como Coordenador Regional do Programa de Empoderamento de Pré-Jovens da Comunidade Bahá´í entre 2014 à 2017 onde em contextos de comunidade ampla e escola, aplicava, capacitava e acompanhava outros Educadores Sociais e professores da rede de ensino, na condução do Programa. Na graduação desenvolveu trabalhos que pontuassem as proposições estéticas e sociais do Teatro do Oprimido nos processos do cotidiano social. No mestrado pesquisou à partir do suporte teórico-metodológico da Etnocenologia as proposições estéticas para construção de Cena partindo das perspectivas negras em diáspora, afro-pindorâmicas e brasileiras.

References

BUARQUE Chico; PONTES Paulo. Gota d’água. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.

DAVINI, Silvia. Vocalidade e Cena: Tecnologias de Treinamento e Controle de Ensaio. Folhetim. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, Nº 15, pp. 58-73, outubro-dezembro, 2002.

DAVINI, Silvia; VIEIRA, Sulian. O tempo - A condena. Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte. Brasília: PPG-Arte, Nº 04, pp. 138-48, 2005.

GINZBURG, Jaime. Theodor Adorno e a poesia em tempos sombrios. Alea [online]. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJ, Vol.5, Nº1, pp. 61-69, janeiro-junho, 2003.

JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 2003.

MAIAKOVSKI, Vladmir. Poética: como fazer versos. São Paulo: Global, 1984.

MARQUES, Fernando. A palavra no palco: por que usar o verso em cena. Folhetim. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, Nº 16, pp.82-9, janeiro-abril, 2003.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004.

VIEIRA, Sulian. Abordagem pragmática de textos teatrais e a técnica da microatuação: da letra à voz e à palavra em performance. In: ALEIXO, Fernando (Org.). Práticas e poéticas vocais. Uberlândia: Editora EDUFU, vol. 1, 2014.

VIEIRA, Sulian. A Questão do Estilo no Teatro: Abordagens de Textos Teatrais entre Tradições Estéticas Ocidentais. 2013. 290f. Tese (Doutorado em Arte). Brasília: PPG-Arte, Instituto de Artes - Universidade de Brasília.

VIEIRA, Sulian. Composição de Memória: a letra, o corpo e a palavra em cena. Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte. Brasília: PPG-Arte, v. 14 Nº 01, pp.19-34, 2015.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz a “literatura” medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

ZUMTHOR, Paul. Escritura e Nomadismo. Cotia: São Paulo. Ateliê Editorial, 2005.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

Published

2021-06-25

How to Cite

Vieira, S., & Silva, L. R. dos S. (2021). The Lyrical Word: games and challenges of the rhyme in performance. Voz E Cena (Voice and Scene), 2(01), 47–71. https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i01.34335

Issue

Section

Articles - Continuous Flow

Categories

Most read articles by the same author(s)