A disjunção enunciativa em moscou para principiantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v6i02.59691

Palavras-chave:

Disjunção, Tempo, Presença, Voz gravada, Teatralidade

Resumo

Este artigo descreve e analisa, no estudo de caso da obra moscou para principiantes (2022), de Aline Filócomo, a disjunção enunciativa como operador metodológico e expressivo que vincula processo criativo e espetáculo, expandindo as noções de presença, tempo e escuta na cena. A dramaturgia, elaborada a partir de transcrições poéticas de conversas entre atrizes e mulheres idosas, tensiona os limites entre realidade e ficção, revelando a inação como sintoma de aprisionamentos estruturais. A incorporação de vozes gravadas e camadas sonoras desloca a relação entre corpo e palavra, instaurando um regime instável em que memória, desejo e resistência se entrelaçam na criação de mundos possíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Moreira Filócomo, Universidade Estadual Paulista - UNESP, São Paulo/SP, Brasil

Diretora, dramaturga, atriz e roteirista paulistana, graduada em Artes Cênicas pela ECA-USP, e mestranda em Estética e Poéticas Cênicas pela UNESP. É integrante da Cia Hiato, coletivo que sempre se dedicou a investigar novas dramaturgias e formatos cênicos, construindo uma trajetória de relevância e destaque no cenário teatral brasileiro e internacional. Na companhia, criou e atuou nos oito projetos do seu repertório (2008-2023): Cachorro Morto, Escuro, O Jardim, Ficção, 02 Ficções, Amadores, Odisseia e Litoral. Convites para festivais, temporadas e apresentações levaram o trabalho do grupo para novos públicos, em diversas cidades brasileiras e países como Chile, Colômbia, Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Bélgica, Áustria, Romênia, Grécia e Portugal. Integrou o elenco do Centro de Pesquisa Teatral do Sesc, coordenado por Antunes Filho, é atriz criadora do Prêt-à-Porter 8 (2008). Participou da turnê internacional da montagem francesa Le Retour au Désert (2010), da Compagnie Dramatique Parnas, dirigida por Catherine Marnas. Dirigiu os espetáculos O Desejo do Outro (2020), Cantos de Xícaras (2022), A Última Cena (2023), libolli (2021) e m.o.f.o (2023). Mais recentemente, dirigiu e escreveu moscou para principiantes (2022), texto premiado pelo PROAC Produção e Publicação de Obras Teatrais (2019) e publicado pela Editora Javali. Como artista-educadora, conduziu e coordenou diversos cursos, oficinas e residências artísticas com foco na pesquisa e formação em teatro no Brasil, em Portugal e na Holanda.

Natacha Dias, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas/SP, Brasil

Atriz, diretora, professora e pesquisadora. Tem Doutorado em Artes da Cena pela UNICAMP/SP, com período de Doutorado Sanduíche, pelo Programa CAPES-PRINT, na Université Paris 8 - Vincennes Saint-Denis. Mestrado em Artes Cênicas pela USP e especialista em Gestão Pública pela UNIFESP. Suas principais áreas de pesquisa são as teorias e práticas de atuação (treinamento, corpo, práticas de composição) e processos criativos. Dentre suas criações artísticas mais relevantes, constam sua participação, como atriz, na Cia Teatro Balagan, tendo realizado espetáculos como Prometheus - a tragédia do fogo e Cabras - cabeças que voam, cabeças que rolam (Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo). Também foi cofundadora da Companhia Auto-Retrato, com a qual realizou diversos espetáculos. Desde 2018, é professora colaboradora do curso de Licenciatura em Teatro da UNESPAR/Curitiba. Na área de pedagogia e ação cultural, participou de Programas Públicos como o Teatro e Dança Vocacional, a Iniciação Artística nos CEUs e o Fábricas de Cultura, na função de diretora artística do Projeto Espetáculo nas Unidades do Jardim São Luís (2015-2016) e Brasilândia (2017). É membro parecerista de propostas culturais da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura/MINC, além de ter atuado como avaliadora de projetos em diversos prêmios e editais nacionais.

Vinicius Torres Machado, Universidade Estadual Paulista - UNESP, São Paulo/SP, Brasil

Professor do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"-UNESP. Possui graduação em interpretação teatral, mestrado e doutorado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Realizou a pesquisa de mestrado com apoio da agência Fapesp e a pesquisa de doutorado com apoio da Capes. Nesta última realizou estágio na Ghent University, Faculty of Arts and Philosophy junto ao grupo S:PAM. Foi pesquisador convidado na Ghent University/ Bélgica durante pesquisa de pós doutoramento com apoio Fapesp. Criou e coordena o Grupo de Estudos da Matéria Cênica (CNPQ) . Suas principais áreas de pesquisa envolvem teoria teatral e estética. Pesquisou a retomada da máscara no séc. XX que resultou no livro "A máscara no teatro moderno: do avesso da tradição à contemporaneidade", publicado pela Ed. Unesp. Pesquisou a relação entre matéria e tempo na composição teatral que resultou no livro "A cena em devir: um instante para que algo inexista" (Ed. Annablume). Recentemente pesquisou a teatralidade trágica grega do séc V a.C. e a estética antiga que resultou no livro " Em tempo, introdução a performatividade na Grécia Antiga" em coautoria com João Pedro Ribeiro ( Ed. Annablume). Dentre suas criações artísticas como diretor, performer e dramaturgo de seus próprios trabalhos destacam-se os espetáculos "A Porta" (Prêmio Mirian Muniz), "Aporia" (Escola Livre em Santo André); "Com os bolsos cheios de pão" (Prêmio Zé Renato); "Revoltar" (Cia Livre- Fomento ao Teatro de SP) e "Filoctetes em Lemmos".

Referências

BARAD, Karen. Intra-actions: An interview with Karen Barad by Adam Kleinmann. Mousse 34, [S.l.], p 76-81, 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/1857617/_Intra_actions_Interview_of_Karen_Barad_by_Adam_Kleinman_Acesso em: 18 nov. 2025.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BIRD, Jacob Mallinson. Becoming queen: voices, bodies, and technologies in drag lip-sync performance. Tese (Doutorado em Music) - University of Oxford, Oxford, 2021. Disponível em: https://ora.ox.ac.uk/objects/uuid:6f739a72-9715-4e89-9b5b-06d5a8ed6406. Acesso em 25/11/2025

CAVARERO, Adriana. Vozes plurais: filosofia da expressão vocal. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O anti-édipo: capitalismo e esquizofrenia 1. São Paulo, SP: Editora 34, 2010.

DIAS, Natacha. Posfácio - tempo, criador de histórias: a cronologia do projeto artístico. In: FILÓCOMO, Aline. moscou para principiantes. São Paulo: Javali, 2020.

DOLAR, Mladen. What’s in a voice?. Literatura e Sociedade, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 18, p. 79-90, 2015. DOI: 10.11606/issn.2237-1184.v0i18p79-90. Disponível em: https://revistas.usp.br/ls/article/view/95916. Acesso em: 15 jul. 2025.

DUBATTI, Jorge. Experiência teatral, experiência tecnovivial: nem identidade, nem campeonato, nem superação evolucionista, nem destruição, nem vínculos simétricos. Rebento, São Paulo, no. 14, Jan-Jun 2021, p. 254-269. Disponível em: http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/609. Acesso em: ago. 2023.

FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa. Mulheres, corpo e acumulação primitiva. Trad. de Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2017.

FÉRAL, Josette. Além dos limites. Teoria e prática do teatro. Trad. de J. Guinsburg [et al.], São Paulo: Perspectiva, 2013.

FILÓCOMO, Aline. moscou para principiantes. São Paulo: Javali, 2020.

MOREIRA, Leonardo. Prefácio - A mariposa que invadiu o quarto de Tchekhov. In: FILÓCOMO, Aline. moscou para principiantes. São Paulo: Javali, 2020.

RAMOS, L. F. Hierarquias do Real na Mímesis Espetacular Contemporânea. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 1, n. 1, p. 61-76, jan. 2011.

SCHAFER, R. Murray. Afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente : a paisagem sonora. São Paulo: Ed. da UNESP, 2011.

STERNE, Jonathan. Les espaces stéréophoniques du paysage sonore. In: LARRUE, Jean-Marc; MERVANT-ROUX, Marie-Madeleine. Le son du théâtre - XIXe -XXIe siècle. Histoire intermédiale d’un lieu d’écoute moderne. Paris: CNRS éditions, 2016.

TCHÉKHOV, Anton. Quatro peças: A gaivota, Tio Vânia, Três irmãs e O jardim das cerejeiras. Trad. de Rubens Figueiredo. São Paulo : Penguin-Companhia das Letras, 2021.

MOSCOU para principiantes. Direção: Aline Filócomo. Youtube. 2022. 45 minutos. Disponível em: https://youtu.be/8mvxDmcf870?si=fqCWWHPd1CDVjJV2. Acesso em: 8 ago. 2025.

Downloads

Publicado

27-12-2025

Como Citar

Moreira Filócomo, A., Dias, N., & Torres Machado, V. (2025). A disjunção enunciativa em moscou para principiantes. Voz E Cena, 6(02), 198–216. https://doi.org/10.26512/vozcen.v6i02.59691

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Categorias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.