Editorial / Apresentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i01.55045

Palavras-chave:

Editorial, Apresentação

Resumo

Editorial / Apresentação

por César Lignelli, Daiane Dordete, Meran Vargens e Tiago Mundim

No primeiro semestre de 2024, vivemos no Brasil uma tragédia climática no sul do país de dimensões superlativas e sem precedentes em nossa história recente. Por outro lado, uma greve nacional dos servidores técnico-administrativos e depois de professores da maioria das universidades públicas e institutos federais brasileiros assolou nosso dia-a-dia. Naturalmente esse contexto afeta a logística da Revista Voz e Cena que tem íntima relação com inúmeras IES das 5 regiões do país.

Mas, com resiliência, seriedade, alegria e esperança, seguimos firmes no percurso no qual, de fato, acreditamos. No volume 5, número 01 de 2024, da Revista Voz e Cena é apresentado o dossiê temático Somática da Voz que foi engendrado com muita dedicação e sagacidade pelo comitê editorial formado por Diego Pizarro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) - Campus Brasília e por Sulian Vieira Pacheco, Universidade de Brasília (UnB).

Em seu conjunto, este número conta com 9 artigos (8 do dossiê temático e 1 do fluxo contínuo) e 2 traduções que também fazem parte do dossiê temático (1 artigo e 1 entrevista traduzidas do inglês para o português respectivamente por Sulian Vieira e Diego Pizarro) além de 1 registro audiovisual no fluxo continuo.

Apesar da robustez desse número, percebemos possibilidades concretas, assim como a importância, de ainda avançar nesta seara. Desta feita, em comum acordo com o comitê editorial do dossiê temático Somática da Voz teremos em nosso próximo número sua continuidade em Somática da Voz 2, inaugurando na Revista Voz e Cena a presença de dois dossiês temáticos em um mesmo número.

Considerando as autorias e coautorias dos manuscritos que integram as diversas seções deste número, tivemos a participação direta de 18 pessoas, vinculadas a instituições das 4 regiões do Brasil, além de pesquisadoras que mantêm relações com instituições de Nova York e do Reino Unido. Neste número foram escritos 2 artigos originalmente em língua inglesa por pesquisadoras emblemáticas da Somática da Voz. Temos também a publicação de 2 artigos, 1 registro audiovisual e 2 traduções de autoria de pessoas atualmente filiadas a Instituições de ensinos da região Centro-Oeste, 2 artigos da região Nordeste, 2 artigos da região Sudeste e 1 artigo da região Sul.

Para além dos artigos detalhados no Editorial/Dossiê Temático, temos a seção de fluxo contínuo que apresenta o artigo intitulado Um olhar Bakhtiniano sobre a construção vocal de pessoas com diversidade de gênero. Isadora Bitencourt relaciona a materialidade fônica da voz à subjetividade de quem fala e traça uma reflexão sobre a voz da pessoa transgênero como uma de suas formas de identificação. Compreende a voz como índice do sujeito da enunciação e a identifica como uma forma instantânea de revelação do gênero em transição. A partir das proposições de Bakhtin, aborda a questão social da linguagem e reconhece os efeitos de sentido produzidos e projetados pela singularidade da voz de uma pessoa, que impactam em sua identidade de gênero.

Na seção de registros audiovisuais encontra-se um compilado de desenhos, fotografias, esquemas de dispositivos cenográficos, textos e links (áudios, vídeos, dramaturgia e clipping) da peça-concerto-instalação A Máquina Desejante de João Lucas e César Lignelli. Cabe destacar que a dupla desenvolve parcerias há aproximadamente 10 anos no âmbito do grupo de pesquisa Vocalidade & Cena (CNPq) e têm tido como resultado tanto a publicação de artigos científicos e livros, quanto a composição de espetáculos cênico-musicais.

Deixamos por aqui também nosso agradecimento ao PPG-CEN/UnB e à CAPES pelo apoio institucional, aos integrantes da Rede Voz e Cena e às nossas parcerias interinstitucionais via professoras e professores atuantes nos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal Grande Dourados (UFGD), da Universidade Federal do Acre (UFAC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), da Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

Por fim, reiteramos a importância da leitura e da utilização de nossos artigos, sobretudo em pesquisas relacionadas às sonoridades e às artes da cena, para que possamos dar continuidade à revista e, cada vez mais, melhorar a qualidade de nossas publicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Lignelli , Universidade de Brasília- UnB, Brasília/DF, Brasil

Professor Associado de Voz  e  Performance  do  Departamento  Artes  Cênicas  (CEN)  e  do Programa de Pós  Graduação  em  Artes  Cênicas  (PPG-CEN)  da Universidade  de  Brasília.  Pós-Doutor pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2021 - 2022) e pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014 - 2015).  É  Doutor  em  Educação  e  Comunicação,  FE/Universidade  de  Brasília (2011);  Mestre  em  Arte  e  Tecnologia  na  linha  de  pesquisa  Processos  Composicionais  para  a  Cena,  IDA/UnB (2007);  Graduado  em  Artes Cênicas  pela  Universidade  Federal  do  Estado  do  Rio  de  Janeiro  (2000).  Líder  do Grupo  de  Pesquisa  Vocalidade  &  Cena  (CNPq  desde  2003).  Editor-Chefe do  Periódico  Voz  e  Cena.  Membro  da VASTA  Voice  and  Speech  Trainers  Association  (desde  2016).  Autor  do  livro Sons  e(m)  Cenas (2014  e  2019 -segunda  edição),  coorganizador  do  livro Práticas,   Poéticas   e   Devaneios   Vocais (2019)  e  de  inúmeros  artigos publicados   em   periódicos   qualificados.

Tiago Mundim, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

Professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília nas áreas de Interpretação e Voz. Bolsista PNPD de Pós-Doutorado no PPG-CEN da UnB (2019-2022). Doutor em Arte Contemporânea pelo PPG-Arte da UnB, com período sanduíche na Royal Central School of Speech and Drama - University of London (2015-2018). Mestrado e Bacharelado em Interpretação Teatral, Licenciatura em Artes Cênicas e Bacharelado em Ciência da Computação, todos pela Universidade de Brasília (UnB). http://lattes.cnpq.br/0586365487485364 - http://orcid.org/0000-0003-3079-6671 . tiago.elias.mundim@gmail.com 

Daiane Dordete, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Professora Associada do Departamento de Artes Cênicas da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, na área de voz/interpretação, e do Programa de Pós-graduação em Teatro da UDESC. Doutora e Mestra em Teatro pela UDESC. Bacharela em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral pela FAP - Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR). Diretora Geral do Centro de Artes da UDESC (gestão 2021-2025). Foi conselheira Estadual de Cultura de Santa Catarina na representação da FECATE - Federação Catarinense de Teatro, entre os anos de 2017 e 2019. Foi membra do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis, representando a UDESC (2019-2021). Foi membra da Comissão de Avaliação de Incentivo à Cultura - CAIC, de Florianópolis, representando a UDESC (2019-2020). É membra da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE), e co-coordenadora da GT Voz e Cena da ABRACE. Editora Associada da Revista de Estudos em Artes Cênicas URDIMENTO (PPGT/UDESC) e da Revista VOZ E CENA (PPGACEN/UnB).Idealizadora e membra da equipe do Programa de Extensão RADIOFONIAS da UDESC-CEART deste 2015. É atriz, diretora, dramaturga, contadora de histórias e poeta. Pesquisa nas áreas de voz, atuação, performance, teatro performativo, teatro narrativo, contação de histórias, teatro feminista, teoria crítica feminista e estudos de gênero.

Meran Vargens, Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador/BA, Brasil

Atriz e diretora teatral, possui graduação em Educação Artística, Habilitação Em Artes Cênicas pela Universidade Católica do Salvador (1985), especialização em Composição Coreográfica pela Escola de Dança UFBA (1994), mestrado em Ma In Theatre Arts Performance - University of London (1997), doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2005), pós-doutorado pelo Instituto de Artes da UNICAMP - SP (2010), Pós-doutorado pelo Centro de Letras e Artes da UNIRIO (2016). Iniciou nova pesquisa de Pós-doutorado, em andamento, no Centro de Artes da UDESC. Atualmente é professora Associado II da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA de março de 2017 a março de 2020. Desempenha-se como vice coordenadora da área de Artes da Câmara Superior da FAPESB desde 2021. É membro do Conselho Editorial da Revista Repertório desde 2018 e Editora Associada da Revista Voz e Cena desde 2020. Premiada pela direção dos espetáculos teatrais O Castelo da Torre (2015), Amnesis - Uma busca Intencional pela lembrança (2013), Seu Bomfim (2005) e pela atuação em Extraordinárias Maneiras de Amar (2001). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: ator, expressão vocal, processo de criação, interpretação e expressão vocal tendo como foco o ator/performer nas linguagens do teatro, do circo e da dança. Investiga o teatro narrativo, os contadores de histórias, a pesquisa de campo com relatos de vida e a pedagogia do teatro em suas diversas interfaces incluindo a abordagem somática.

Downloads

Publicado

31-07-2024

Como Citar

Lignelli , C., Mundim, T., Dordete, D., & Vargens, M. (2024). Editorial / Apresentação. Voz E Cena, 5(01), 04–05. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i01.55045

Edição

Seção

Editorial / Apresentação

Categorias