Radiofonias

Espaço de Invenções Sonoras para Escutas Expandidas

Autores

Palavras-chave:

Radiofonias, Arte Sonora, Voz, Radioarte, Música Experimental

Resumo

O Programa de Extensão RADIOFONIAS é realizado desde 2015 no Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). RADIOFONIAS propõe-se enquanto espaço de experimentação, veiculação e arquivo de invenções sobre voz, arte sonora, música experimental, entre outros projetos sonoros, vocais e musicais, com o objetivo de estimular uma escuta expandida. Busca-se a difusão e a contextualização estética, histórica e social de produções sonoras artísticas alternativas às produções hegemonicamente veiculadas em rádios comerciais e educativas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daiane Dordete , Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Professora Associada IV do Departamento de Artes Cênicas da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, na área de voz/interpretação, e do Programa de Pós-graduação em Teatro da UDESC. Diretora de Extensão, Cultura e Comunidade do Centro de Artes da UDESC (gestão 2017-2021). Doutora e Mestra em Teatro pela UDESC. Bacharela em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral pela FAP - Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR). Foi conselheira Estadual de Cultura de Santa Catarina na representação da FECATE - Federação Catarinense de Teatro, entre os anos de 2017 e 2019. É membra do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Florianópolis, representando a UDESC (2019-2021). É membra da Comissão de Avaliação de Incentivo à Cultura - CAIC, de Florianópolis, representando a UDESC. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE). É atriz, diretora, dramaturga, contadora de histórias e poeta. Pesquisa nas áreas de voz, atuação, performance, teatro performativo, teatro narrativo, contação de histórias, teatro feminista, teoria crítica feminista e estudos de gênero.

Maria Raquel da Silva Stolf, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Possui Doutorado e Mestrado em Artes Visuais (Poéticas Visuais) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. É professora associada nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC, coordenando o grupo de pesquisa Proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais (UDESC/CNPq) junto com Regina Melim, sendo também pesquisadora do grupo Veículos da Arte (UFRGS/CNPq). Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese Edição 2012, na área de Artes/Música, com a pesquisa de doutorado Entre a palavra pênsil e a escuta porosa [investigações sob proposições sonoras], com orientação de Hélio Fervenza. Vem participando de várias exposições, propostas e eventos artísticos, individuais e coletivos. Coordena desde 2006 o selo Céu da boca, pelo qual vem editando suas publicações impressas e sonoras, como: Mar paradoxo (2013-2016), Troca de sabonetes (2013), Assonâncias de silêncios [coleção] (2007-2010), FORA [DO AR] (2002-2004), Lista de coisas brancas - coisas que podem ser, que parecem ou que eram brancas (2001). Co-editou a Revista Recibo 33 com ruído, com Traplev, em 2012, e a publicação PLUVIAL FLUVIAL, com Claudia Zimmer, em 2013. Vem propondo e coordenando publicações experimentais coletivas no CEART-UDESC, como os projetos Anecoica (2014-2018), Sofá (2003-2011), a publicação Membrana (2005-2013), entre outras participações em projetos de publicações, como Entre ser um e ser mil: o objeto livro e suas poéticas (org. Edith Derdyk, Ed. Senac São Paulo, 2013), Cadernos de desenho (org. Aline Dias, Corpo Editorial, 2010) e Ciranda (org. Paulo Silveira, Ed. UFRGS, 2005). Tem experiência na área de Artes e vem investigando processos de escrita, experiências de silêncio e situações de escuta na construção de projetos, proposições e publicações e suas articulações/desdobramentos em desenhos, fotografias, textos, vídeos, instalações, micro-intervenções sonoras e ações. Contatos: http://www.raquelstolf.com e http://soundcloud.com/raquelstolf

Guilherme Antônio Sauerbronn de Barros, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Possui graduação em Música Bacharelado em Instrumento Piano pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (1994), Mestrado em Música em Instrumento Piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1998) e Doutorado em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005). É professor associado na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, onde orienta trabalhos de mestrado e doutorado e coordena projetos de pesquisa. Tem vasta experiência como camerista e desenvolve pesquisa nas áreas de análise musical, estética e interpretação musical, abordando os seguintes temas: piano, análise musical, Schenker, Ernst mahle, harmonia, estética, música de salão. Em 2017 lançou, juntamente com o violoncelista Hugo Pilger, o CD A Integral para Violoncelo e Piano de Ernst Mahle, que veio a ser premiado em 2019 no Prêmio Açorianos (RS) nas categorias: melhor CD erudito, melhor intérprete (Hugo Pilger), melhor compositor (Ernst Mahle). Foi editor da revista DAPesquisa (2009 a 2013) e atualmente é membro do corpo editorial da revista Debates (UNIRIO), editor convidado do Art Reseach Journal e editor da revista Orfeu, do PPGMUS-UDESC.

Referências

PROGRAMA GREVE GERAL / GRAVE GERAL #3, RADIOFONIAS. Roteiro: Raquel Stolf. Edição: Carlos Filho e Raquel Stolf. Disponível em:

https://www.mixcloud.com/radiofonias/radiofonias-greve-geral-grave-geral-3/

PROGRAMA CIPS, RADIOFONIAS. Roteiro e edição: Guilherme Sauerbronn. Disponível em:

https://www.mixcloud.com/radiofonias/radiofonias-programa-cips-guilherme-sauerbronn/

Downloads

Publicado

29-06-2020

Como Citar

Dordete , D. ., Stolf, M. R. da S., & Barros, G. A. S. de. (2020). Radiofonias: Espaço de Invenções Sonoras para Escutas Expandidas. Voz E Cena, 1(01), 264–270. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/31555

Edição

Seção

Registros audiovisuais

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)