Princípios de práticas vocais na relação voz-movimento

conversa com María Cristina Domínguez Dapena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56141

Palavras-chave:

Voz, Corpo-voz, Respiração, Emoção, Voz-movimento, Verticalidade

Resumo

Entrevista realizada em língua portuguesa com a profissional do teatro espanhol formada em música/canto, Cristina Dominguez Dapena, por Juliana Faustino, durante intercâmbio de graduação na Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo, Moçambique. A entrevistada compartilha sua percepção sobre a relação entre corpo, voz e emoção no teatro, explorando conceitos como organicidade e verticalidade. Destaca também a respiração como elemento central de sua metodologia, com foco no reconhecimento do diafragma e das diferentes musculaturas abdominais para apoiar a voz. A entrevista deu-se como coleta de dados do projeto de pesquisa Perspectivas Somáticas da Voz em Dança, desenvolvido com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/FAP/DF (2023-2024), com orientação do Prof. Dr. Diego Pizarro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Juliana Faustino da Silva, Instituto Federal de Brasília - IFB, Brasília/DF, Brasil

Praticante e pesquisadora de Danças Urbanas e Afrodiaspóricas. Licencianda em Dança pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), desde 2020. Integrante do grupo de pesquisa CEDA-SI - Coletivo de Estudos em Dança, Somática e Improvisação (2023 - atual) na qual potencializa pesquisas relacionadas à Voz, à Somática e à Dança. Através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/FAPDF), realizou pesquisa sobre perspectivas somáticas da voz em Dança. Desde 2021, faz parte do grupo de Danças Urbanas Cia Have Dreams, onde participa de eventos, espetáculos e competições nacionais. Estudante intercambista no curso de Teatro na Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique (2024). Realizou, ainda, pesquisa acerca da educação estética no ensino médio (2022 -2023) também com apoio PIBIC/FAPDF

María Cristina Domínguez Dapena, Universidad de Vigo, Vigo, Espanha

Formada em Arte Dramática pela RESAD de Madrid. Mestre em Artes Cênicas, com especialização em Educação e Animação Teatral. É Doutora pela Universidade de Vigo, Espanha, com a tese Do adestramento vocal á creación do personaxe: Bases e elementos para a elaboración dunha partitura vocal na escena, e professora da Escola Superior de Arte Dramática da Galícia, tendo atuado como vice-diretora entre 2015 e 2021. Lecionou cursos relacionados à voz e dicção, área sobre a qual possui diversas publicações. Entre 2006 e 2009 foi diretora do Centro Dramático Galego. Tem uma extensa carreira como diretora e ativista teatral, na qual se destaca sua ideia de fazer um teatro de vanguarda onde outras artes estejam presentes. Recebeu o prémio de melhor encenação em diferentes edições dos Prémios María Casares: em 2014 por As do peixe, em 2006 por Tío Vania e em 2002 por Coitelos nas galiñas.

Diego Pizarro, Instituto Federal de Brasília - IFB, Brasília/DF, Brasil

Artista da dança e do teatro. Professor efetivo da Área de Dança do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), desde 2010, onde coordena o grupo de pesquisa CEDA-SI – Coletivo de Estudos em Dança, Somática e Improvisação. Realizou pesquisa pós-doutoral (2022-2023) sobre Somática da Voz na Universidade de Brasília, bolsista CAPES/BRASIL. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA), desde 2022, onde também finalizou o Doutorado (2020), com período sanduíche na University of North Carolina at Greensboro (UNCG, 2019), supervisionado pela Dra. Jill Green. Recebeu o Prêmio Capes de Tese 2021 na área de Artes, com o trabalho Anatomia Corpoética em (de)composições: três corpus de práxis somática em dança. É professor certificado em Body-Mind CenteringSM e outras aventuras somáticas.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Como Citar

Silva, A. J. F. da, Dapena, M. C. D., & Pizarro, D. (2024). Princípios de práticas vocais na relação voz-movimento: conversa com María Cristina Domínguez Dapena. Voz E Cena, 5(02), 406–414. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56141

Edição

Seção

Entrevistas

Categorias

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.