Introdução à obra de Arthur Lessac em contexto pedagógico universitário
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i01.54558Palavras-chave:
Arthur Lessac, Educação somática, Corpo-voz, Energias corporais e vocais, Curso de Artes CênicasResumo
Este artigo apresenta um recorte do relato sobre a experiência pedagógica descrita na tese O Estado de Sintonia para a atuação articulado a partir de elementos do Treinamento Kinesensic de Lessac, defendida na UFBA, em 2020. Enfatiza a contribuição de estudantes do Curso de Artes Cênicas da UFGD, ao partilharem seus depoimentos sobre a experiência vivenciada numa disciplina eletiva do curso, que conjugou o viés somático com dinâmicas de corpo-voz. Ao adaptar aspectos da obra do pesquisador estadunidense em contexto universitário brasileiro, foi possível conjugar conteúdos de corpo, voz e atuação, que tendem a aparecer separados, devido à estrutura curricular do curso.
Downloads
Referências
BARRICHELO-LINDSTROM, Viviane. Voz ressoante em alunos de teatro: correlatos perceptivo-auditivos e acústicos da emissão treinada Y-Buzz de Lessac. 2007. Dissertação de Mestrado - UNIFESP, PPG em Distúrbios da Comunicação Humana, São Paulo.
FERNANDES, Ciane. Quando o Todo é Mais que a Soma das Partes: somática como campo epistemológico contemporâneo. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 9-38, jan-abr 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/presenca/article/view/47585/32478 . Acesso em: 13 abr. 2019.
GREBLER, Maria Albertina Silva; PIZARRO, Diego. A somática e as artes da cena: fricções da experiência e sua influência no ensino superior e na cultura contemporânea - parte I. Repertório, Salvador, ano 21, n.31, p. 8-24, 2018.2. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/28986 . Acesso em: 10 nov. 2019.
KINGHORN Deborah; LESSAC, Arthur. Essential Lessac: honouring the familiar in body, mind, spirit. Barrington, NH: RMJ Donald Fine Books and Plays, 2014.
LESSAC, Arthur. Body Wisdom: The Use and Training of the Human Body. New York: Lessac Research, 1978.
LESSAC, Arthur. The use and training of the human voice. New York: McGraw-Hill, 1997.
OLIVEIRA, Maria Regina Tocchetto de. As Energias Corporais no Trabalho do Ator. 2008. 103f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Teatro) - Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa. 2008. Disponível na Biblioteca Carlos Barbosa do Instituto de Artes da UFRGS.
OLIVEIRA, Maria Regina Tocchetto de. O estado de sintonia para a atuação articulado a partir de elementos do Treinamento Kinesensic de Lessac. 2020. 230 f. Tese (Doutorado) - Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.
OLIVEIRA, Maria Regina Tocchetto de. Arthur Lessac: um ensaio sobre as energias corporais no treinamento do ator. R. bras. est. pres., Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 582-600, maio/ago. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602013000200582&lng=en&nrm=iso&tlng=pt . Acesso em: 15 out. 2016.
ROCHA, Valéria Cristina Machado. O prazer em dançar a voz e o Contato Improvisação: possibilidades para uma Voice Jam Session. Revista Voz e Cena - Brasília, v. 04, nº 01, janeiro-junho/2023 - pp. 257-270. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/ . Acesso em: 30 mar. 2024.
SA WORKSHOP, Pretoria. Principles of Lessac Kinesensic Training. Prepared for South Africa Workshop January 2019. From Body Wisdom by Arthur Lessac, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.