corpoVoz_espaço
a arte do corpo vivo com som e movimento
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i01.54351Palavras-chave:
Voz em cena, Integração, Somática, Campo de Visão, CriatividadeResumo
Este artigo parte das reflexões de uma pesquisa de mestrado em andamento, cujo objetivo é investigar o desenvolvimento da voz para a cena, por meio da integração de três eixos principais: a abordagem somática BMCˢᵐ (Body-Mind Centeringˢᵐ) como ferramenta para a estruturação corporal e conhecimento anatômico experienciado, a Pedagogia e Fisiologia Vocal, e o jogo improvisacional em coro, denominado “Campo de Visão”. A pesquisa visa à integração, à criatividade e ao desenvolvimento de habilidades corpoVocais, com especial atenção à singularidade e os processos criativos das.dos artistas.
Downloads
Referências
ANUARDO, Ana. Psoas, o músculo da alma. Blog Instituto Mood. 2017. Disponível em: https://www.institutomood.com.br/blog/psoas-o-musculo-da-alma/. Acesso em: 05 maio 2024.
ARISTOTELES. Aristotele Metafísica. Trad. Proprietà Rusconi Libri. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
BAINBRIDGE COHEN, Bonnie. Sentir, Perceber e agir: Educação somática pelo método Body-Mind Centering®. Tradução de Denise Maria Bolanho. São Paulo: SESC, 2015.
BEHLAU, Mara; AZEVEDO, Renata; MADAZIO, Glaucya. Anatomia da laringe e fisiologia da produção vocal. In: BEHLAU, Mara (Org.). Voz: O Livro do Especialista. Vol. 01. Rio de Janeiro: Revinter, 2001. p. 01-51.
CAMARGO, Marcos H. Arte e pensamento estético. Londrina: Syntagma Editores, 2021.
DAVINI, Silvia Adriana. Cartografias da voz no teatro contemporâneo. Tradução de Patrícia Cohan. Brasilia: Universidade de Brasilia PPGCEN, 2019.
DELLA MONICA, Francesca. Prefácio. In: MALETTA, Ernani. Atuação Polifônica: Princípios e Práticas. Belo Horizonte: UFMG, 2021.
FABIÃO Eleonora. Corpo cênico, estado cênico. Revista Contrapontos, vol. 10 - n. 3 - p. 321-326. set-dez 2010.
FELD, Steven. From Ethnomusicology to Echo-Muse-Ecology: Reading R. Murray Schafer in the Papua New Guinea Rainforest. The Soundscape Newsletter, Burnaby, Canada, Simon Fraser University, n. 8, p. 4-6, jun. 1994.
HANNA, Thomas. Corpos em revolta: a evolução - revolução do homem do século XX em direção à cultura somática do século XXI. Tradução de Vicente Barreto. São Paulo: Edições MM, 1972.
KLEIN, Susan. Klein Technique™ Book, Susan Klein School of Movement and Dance. New York City, NY: 2005, 2013.
LAZZARATTO, Marcelo Ramos. Campo de Visão: exercício de linguagem cênica. São Paulo: Escola Superior de Artes Célia Helena, 2011.
LAZZARATTO, Marcelo. Campo de Visão: um exercício de alteridades. Campinas: Unicamp, 2023.
LAZZARATTO, Marcelo. O Campo de Visão e o Corpo-Perceptivo. Olhares - Revista da Escola Superior de Artes Célia Helena, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 28-32, 2009.
LIMA, Patricia, de. Pistas somáticas para um estudo da corporeidade: uma aprendizagem das sensações. Fractal: Revista de Psicologia, Fortaleza, Universidade Federal do Ceará, v. 29, n. 2, p. 168-176. maio.-ago. 2017.
MALETTA, Ernani. Atuação Polifônica: Princípios e Práticas. Belo Horizonte: UFMG, 2021.
MATOS, Edilene. Memória, Corpo e Voz: teatralidade das poéticas vocais. In: ASSUNÇÃO, Luiz; MELLO, Beliza Áurea de Arruda (orgs.). Paul Zumthor: Memórias das Vozes. São Paulo: Assimetria, 2018.
MATURANA R., Humberto; VARELA GARCIA, Francisco J; ACUÑA LLORENS, Juan. De maquinas e seres vivos: autopoiese: a organização do vivo. 3.ed. Porto Alegre: Artes Medicas: 1997.
ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio, no movimento dos sentidos. Campinas: UNICAMP. 2007.
PEES, Adriana Almeida. Body-Mind Centering®: a dança e a poética nas linhas dançantes de Paul Klee. Rio de Janeiro: Livros Ilimitados, 2016.
PIZARRO, Diego. Anatomia corpoética em (de)composições: três corpus de práxis somática em dança. 2020. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Salvador, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32962. Acesso em: 28 fev. 2024.
RIESCH, Annelise. Lebendige Stimme: Stimmbildung für Sprache und Gesang. Deutschland: Schott & Co Ltd, 1972.
ROSSETO, Robson. O Exercício Campo de Visão na Formação do Espectador-artista- professor. Revista Científica - FAP, Curitiba, v. 14, n. 1, p. 91-112, jan./jun. 2016.
SCHAFER, Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: UNESP, 1991.
SILVA, Rosemeri Rocha da. Uno, mapa de criação: ações corporalizadas de um corpo propositor num discurso em dança. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Salvador, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27495. Acesso em: 15 mar. 2024.
SOUZA, Beatriz Adeodato Alves de. Dança como forma material de pensamento: tessituras entre fazer e saber. 2021. Tese. (Doutorado). Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Salvador, 2021. Disponível em https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32729. Acesso em 19 jun. 2024.
SPRITZER, Mirna. Poética da Escuta. Revista Voz e Cena, Brasília, v. 01, n. 01, p. 33-44, jan-jun. 2020.
SUNDBERG, Johan. Ciência da Voz: Fatos sobre a Voz na Fala e no Canto. Tradução de Gláucia Lais Salomão. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2ª reimp., 2022.
TOMATIS, Alfred. The ear and language. Trad. Billie M. Thompson. Canadá: Moulin Publishing, 1993.
UESHIBA, Morihei. BUDÔ, Ensinamentos do Fundador do Aikidô. Tradução de Paulo C. de Proença. São Paulo: CULTRIX, 1991.
VIEIRA, Marcilio Souza. Abordagens somáticas do corpo na dança. Rev. Bras. Estud. Presença. Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 127-147, jan./abr. 2015. Disponível em https://www.seer.ufrgs.br/presenca. Acesso em: 20 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.