Vozes Queer

Tecnologias, Vocalidades e a Falha Musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i02.40223

Palavras-chave:

Vocalidade, Queer, Estudo de caso, Tecnologia, Terceiro espaço

Resumo

O livro Queer Voices: Technologies, Vocalities and the Musical Flaw, da professora de música da Universidade de Liverpool Freya Jarman-Ivens, apresenta a ideia de que toda voz tem potencialidade queer e trata do terceiro espaço que a voz abre entre emissor e ouvinte, que seria um espaço queer. A autora aborda essas questões através do estudo de caso das vozes das cantoras Karen Carpenter, Maria Callas e Diamanda Galás. A partir desses casos, ela aborda questões de queeridade, técnicas vocais, identificação e estranhamento, discutindo como as vozes destas artistas constroem espaços de fuga do sistema cisheteropatriarcal no contexto da produção musical e vocal. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Dordete , Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Professora Associada IV do Departamento de Artes Cênicas da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, na área de voz/interpretação, e do Programa de Pós-graduação em Teatro da UDESC. Diretora de Extensão, Cultura e Comunidade do Centro de Artes da UDESC (gestão 2017-2021). Doutora e Mestra em Teatro pela UDESC. Bacharela em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral pela FAP - Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR). Foi conselheira Estadual de Cultura de Santa Catarina na representação da FECATE - Federação Catarinense de Teatro, entre os anos de 2017 e 2019. É membra do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Florianópolis, representando a UDESC (2019-2021). É membra da Comissão de Avaliação de Incentivo à Cultura - CAIC, de Florianópolis, representando a UDESC. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE). É atriz, diretora, dramaturga, contadora de histórias e poeta. Pesquisa nas áreas de voz, atuação, performance, teatro performativo, teatro narrativo, contação de histórias, teatro feminista, teoria crítica feminista e estudos de gênero.

Mayra Montenegro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal/RN, Brasil

Atriz e cantora da Cia. Violetas de Teatro e professora de voz da Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutoranda em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), orientanda da Profa. Dra. Daiane Dordete.

Alexandra de Melo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Iluminadora, arte-educadora, produtora e atriz no Coletivo NEGA e no Coletivo Agemo. Estudante de Licenciatura em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista do Projeto de Pesquisa "Vocalidades Performativas no Teatro Narrativo Feminista", sob coordenação da Profa. Dra. Daiane Dordete desde 2020.

Cae Beck, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Artista da cena e iluminador. Estudante de Licenciatura em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista do Projeto de Pesquisa "Vocalidades Performativas no Teatro Narrativo Feminista", sob coordenação da Profa. Dra. Daiane Dordete desde 2019.

Leonardo Manschein , Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Estudante de Licenciatura em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista do Projeto de Pesquisa "Vocalidades Performativas no Teatro Narrativo Feminista", sob coordenação da Profa. Dra. Daiane Dordete desde 2020.

Luiza Gutierrez, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Atriz em formação, professora em formação, futura pesquisadora na área da pedagogia teatral e artesã. Estudante de Licenciatura em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista do Projeto de Pesquisa "Vocalidades Performativas no Teatro Narrativo Feminista", sob coordenação da Profa. Dra. Daiane Dordete desde 2020.

Referências

BARTHES, R. The grain of the voice. In: STERNE, J. (Ed.). The sound studies reader. New York: Routledge, 2012. p. 504-510.

CAVARERO, Adriana. Vozes Plurais: filosofia da expressão vocal. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

JARMAN-IVENS, Freya. Queer Voices: Technologies, Vocalities, and the Musical Flaw. London: Palgrave MacMillan, 2011.

Downloads

Publicado

21-12-2021

Como Citar

Dordete , D. ., Montenegro de Souza, M. ., de Melo, A. ., Silva, C. L. B. da ., Cunha, L. M. da, & Pinheiro, L. G. (2021). Vozes Queer: Tecnologias, Vocalidades e a Falha Musical. Voz E Cena, 2(02), 226–249. https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i02.40223

Edição

Seção

Resenhas

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.