Os ODS e a perspectiva de educação para a sustentabilidade nos PPC’s de cursos de licenciatura em biologia da região amazônica paraense

Autores

  • Natanael Charles da Silva MSc. in Biology Education, Professor, Federal Institute of Pará (IFPA), Abaetetuba, PA, Brazil https://orcid.org/0000-0001-5261-3691
  • Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo PhD in Sciences (Ecology and Natural Resources) from the Federal University of São Carlos. Full Professor at the Federal University of Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brazil https://orcid.org/0000-0001-8811-7921

DOI:

https://doi.org/10.18472/SustDeb.v13n2.2022.42251

Palavras-chave:

Formação de professores de biologia. Documentos norteadores de curso. Ecossistemas amazônicos. Educar para uma vida sustentável.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar a presença dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC's) de licenciatura na biologia da região amazônica paraense, além de investigar a abordagem que estes documentos fazem sobre a educação para a sustentabilidade. Com natureza quantitativa e qualitativa, foi realizada uma análise documental, verificando que 5 dos 17 ODS estão presentes em todos os PPC's, dois não foram encontrados em nenhum deles e três se fizeram presentes em 80% dos documentos. Embora não explore ODS e o conceito de educação para a sustentabilidade de forma descrita, é possível perceber perspectivas em documentos que fazerem precisão com responsabilidade para a formação de um profissional socioambiental. Com isso,

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Biografia do Autor

Natanael Charles da Silva, MSc. in Biology Education, Professor, Federal Institute of Pará (IFPA), Abaetetuba, PA, Brazil

Full Degree in Biological Sciences from the Faculty of Education Sciences and Letters of Sertão Central (FECLESC/UECE). Postgraduate in Plant Biology (FDR). Master in Biology Teaching (Profbio) from the Federal University of Pará (UFPA). Doctoral candidate in Science and Mathematics Teaching at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). Professor EBTT by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará - (IFPA) Campus Abaetetuba.

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, PhD in Sciences (Ecology and Natural Resources) from the Federal University of São Carlos. Full Professor at the Federal University of Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brazil

Biological Sciences from the Federal University of Rio Grande do Norte, a Specialization in Microbiology (UFRN), a Masters in Aquatic Bioecology from the Federal University of Rio Grande do Norte and a PhD in Science (Ecology and Natural Resources) from the Federal University of São Carlos. Magnólia developed a post-doctoral degree at the University of Coimbra (Scientific education). She develops projects and research in the area of environmental microbiology, with an emphasis on Ecology of Aquatic Microorganisms, mainly in aquatic ecosystems in the semi-arid region of Rio Grande do Norte. Currently, her main activity is in the development and guidance of research on Education for sustainability.

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Publicado

2022-08-30

Como Citar

Silva, N. C. da, & Araújo, M. F. F. de . (2022). Os ODS e a perspectiva de educação para a sustentabilidade nos PPC’s de cursos de licenciatura em biologia da região amazônica paraense. Sustainability in Debate, 13(2), 32–66. https://doi.org/10.18472/SustDeb.v13n2.2022.42251

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