Perspectivas socioculturais e econômicas da gestão hoteleira:
um estudo de caso no Hostel Ralé Chateau ”“ Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.18472/SustDeb.v7n3.2016.18222Palavras-chave:
Gestão Hoteleira, Responsabilidade Social Corporativa, Sustentabilidade Turística, Morro CantagaloResumo
O processo de pacificação das favelas cariocas, por meio das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), não apenas altera o cenário da segurança pública, como também influencia os aspectos econômicos e socioculturais, destacando-se o turismo. Nota-se, a partir dessa política de segurança, um crescente número de turistas interessados em conhecer essas localidades, devido à s suas questões sociais e identitárias específicas à cultura carioca. Assim, empresas hoteleiras enxergaram ali não apenas nichos de mercado potenciais, mas também a possibilidade de ofertar uma rede de significados socioculturais capazes de enriquecer a vivência do turista. Nesse sentido, um estudo de caso propiciou uma investigação qualitativa acerca dessas particularidades, tendo como objeto o Hostel Ralé Chateau, situado no Morro Cantagalo, no Rio de Janeiro. Ali, observou-se o escopo da responsabilidade social, enfatizando-se a necessidade de uma gestão que equacione os interesses comunitários, de stakeholders e turistas, expondo tais territórios como locais apropriados à prática turística.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Sustentabilidade em Debate do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (Proibição de Realização de Obras Derivadas) 3.0 Brasil, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação, que permite o compartilhamento do texto e o reconhecimento de sua autoria e publicação original nesta revista.
Os autores têm permissão para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva dos trabalhos publicados na Revista Sustentabilidade em Debate (por exemplo, em um capítulo de livro), desde que seja assinalado que os textos foram originalmente publicados nesta revista e que seja mencionado o DOI correspondente. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu texto online, após a publicação (por exemplo, em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais).
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.